Esportes

Palmeiras avança na troca do gramado do Allianz Parque; veja detalhes

Foto: Divulgação/Palmeiras
Com cerca de 70 toneladas de material, novo gramado do Allianz Parque traz ajustes que prometem maior desempenho e semelhança ao natural  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Palmeiras
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 13/01/2026, às 13h45



A nova grama destinada ao Allianz Parque já está em território brasileiro e marca uma etapa decisiva no processo de substituição do gramado sintético do estádio do Palmeiras.

A chegada do material permite que o cronograma da obra avance para as próximas fases. Agora, será iniciado o processo de nacionalização do material, que deve levar cerca de uma semana.

Após a liberação, a previsão é de mais sete dias para o transporte até São Paulo e o início da instalação no estádio.

Etapas antes da instalação

A nacionalização é uma exigência legal que envolve trâmites alfandegários e tributários, necessários para que o produto importado possa ser utilizado no Brasil. Por isso, esse período já está incluído no planejamento da obra.

No total, o carregamento soma aproximadamente 70 toneladas, incluindo a grama sintética e o shock pad (camada responsável por absorver impactos e melhorar o desempenho do campo).

A expectativa, segundo apuração do ge, é que todo o processo seja concluído até o fim de fevereiro.

Raphael Veiga comemora gol no Allianz Parque
Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Mais tecnologia no novo gramado

O sistema escolhido para o Allianz Parque mantém a mesma base do modelo anterior, mas traz uma evolução técnica.

Cada tufo da grama é composto por três tipos diferentes de fios, sendo que um deles passou por alteração em relação ao último gramado instalado.

“A estrutura da grama é a mesma, porém com ajuste pequeno em uma das fibras. O gramado é o de última geração. É um ajuste fino da tecnologia em uma das fibras, que aumenta a aproximação ao gramado natural e melhora performance”, explica Alessandro Oliveira, presidente da Soccer Grass, empresa responsável pela administração do campo.

O modelo utilizado é o Soccer Grass MX Elite (v2.0) 50 PU s nature PE10, com 50 milímetros de espessura. É um sistema diferente do adotado em Barueri.

Preparação da base

Antes da chegada do novo material, o Allianz Parque passou por uma etapa completa de desmontagem. Cortiça, tapetes de grama e shock pad foram removidos, seguida de limpeza da camada de areia e ajustes na base estrutural do sistema.

Agora, o trabalho se concentra no acabamento final dessa base para um Allianz Parque renovado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp