Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 06/12/2025, às 12h18
Neste sábado (6), o último treino livre da temporada de Fórmula 1 terminou no GP de Abu Dhabi, com George Russell na liderança.
O inglês marcou 1m23s334 e garantiu o topo por uma margem mínima à frente de Lando Norris e de Max Verstappen, que marcam a disputa pelo título.
O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou a sessão em 11º lugar, na sua terceira participação do fim de semana. A classificação que define a pole (e pode encaminhar o campeão de 2025) vem acontecendo hoje desde 11h (horário de Brasília).
Logo depois da bandeira verde, Bortoleto deixou os boxes com pneus médios. Após cerca de 20 minutos, registrou sua sétima volta entre nove tentativas, chegando a ocupar a sétima posição entre 19 carros.
Assim que os rivais melhoraram seus tempos, o brasileiro perdeu terreno e finalizou o TL3 em 11º, 0s4 atrás de Russell.
A sessão também foi marcada por dois incidentes. Lewis Hamilton rodou sozinho e bateu na curva 9. Mais tarde, Andrea Kimi Antonelli acabou atingindo Yuki Tsunoda no pit lane ao ser liberado cedo demais pela Mercedes.
Esse treino que abriu o sábado conclui os ajustes finais para a tomada de tempos mais importante do ano. A pole desta tarde pode mexer diretamente na disputa entre Lando Norris, o vice-líder Max Verstappen e Oscar Piastri, terceiro no campeonato.
Entre eles, Norris foi o destaque do TL3; ele terminou logo atrás de Russell. Verstappen fechou em terceiro e, em quinto, Piastri, segundo apuração do ge.
Classificação Indicativa: Livre