Negócios
O mercado automotivo brasileiro manteve estabilidade entre as líderes em 2025, mas apresentou mudanças relevantes no meio do ranking.
De acordo com dados da Bright Consulting, a BYD foi a montadora que mais cresceu no país, registrando alta de 46,3% nas vendas e subindo duas posições, do 10º para o 8º lugar entre as marcas mais vendidas do Brasil. O desempenho reforça o avanço das fabricantes chinesas e aumenta a pressão sobre marcas tradicionais.
Ao todo, a BYD emplacou 112,4 mil veículos no ano passado, resultado que consolida sua presença no mercado nacional, impulsionada principalmente pela oferta de modelos eletrificados e estratégia de preços e produção local, as informações são do Terra.
Apesar das movimentações no meio da tabela, o topo do ranking permaneceu praticamente inalterado. A Fiat manteve a liderança pelo quinto ano consecutivo, com 533,5 mil unidades vendidas, crescimento de 2,4% em relação a 2024. Na sequência, a Volkswagen também preservou a segunda colocação, com 436,4 mil emplacamentos.
A Chevrolet permaneceu em terceiro lugar, somando 276 mil veículos, mas foi uma das marcas que mais perderam volume entre as líderes, com diminuição de 12,4%. A Hyundai fechou o ano na quarta posição, com 203,7 mil vendas, praticamente estável, enquanto a Toyota manteve o quinto lugar, apesar de uma queda de 16,3%, impactada por problemas industriais, incluindo a destruição de sua fábrica de motores.
Renault e Jeep repetiram as posições de 2024, ocupando o sexto e sétimo lugares, respectivamente. A Renault registrou 128,7 mil vendas, com queda de 6,9%, enquanto a Jeep alcançou 124,1 mil unidades, crescendo modestos 2,3%.
O maior destaque negativo ficou por conta da Honda, que mesmo crescendo 9,1% e alcançando 99,8 mil veículos, caiu do oitavo para o nono lugar. Já a Nissan fechou o top 10 em décima posição, com 77,8 mil unidades, diminuição de 11% e perda de uma colocação no ranking.
Classificação Indicativa: Livre