Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 09/08/2025, às 08h00
Mais duas estações do metrô e CPTM de São Paulo entram para a lista da rede de patrocinadores do transporte público da capital.
Por meio de um contrato de naming rights (direitos de nomeação, em tradução livre), uma estação da Linha 5-Lilás e outra da Linha 9-Esmeralda mudaram de nome.
Na rede do metrô, a concessionária responsável pela linha 5-Lilás, a ViaMobilidade, firmou uma parceria com a Universidade de Santo Amaro (Unisa) para modificar o nome da estação Adolfo Pinheiro. Dessa forma, os passageiros agora devem ouvir "próxima estação: Adolfo Pinheiro-Unisa".
Já na CPTM, na linha 9-Esmeralda, que também é organizada pela ViaMobilidade, terá mudança na estação Berrini. Agora, ela deve se chamar Berrini-Casas Bahia.
Os Naming Rights são uma nova modalidade de associação entre uma marca e o Metrô de São Paulo, permitindo às empresas adicionar suas marcas aos nomes das estações — funcionando como um “sobrenome”.
Os contratos podem durar de cinco até vinte anos, a depender da concessão.
Vale lembrar que as marcas não patrocinam o funcionamento da estação, mas são responsáveis por melhorar a comunicação visual delas, melhorando a orientação ao passageiro.
Por meio da iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo e o Metrô projetam incrementar as receitas não-tarifárias, trazendo melhorias para todo o sistema.
Com os novos sobrenomes, nove estações de toda a malha metroferroviária de São Paulo contam com contratos ativos de naming rights.
Confira as estações com nomes de marca:
Classificação Indicativa: Livre