Política

Atrasou no trabalho por culpa do Metrô ou CPTM? Veja como conseguir atestado oficial

Esse certificado é oficial e pode ser utilizado como justificativa para atrasos no trabalho. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O documento não é nominal, mas confirma se houve algum erro na linha que a fez parar por mais de 8 minutos.  |   BNews SP - Divulgação Esse certificado é oficial e pode ser utilizado como justificativa para atrasos no trabalho. - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 17/07/2025, às 06h00



Se o seu caminho diário envolve o metrô de São Paulo ou a CPTM, a probabilidade de se atrasar é alta, especialmente durante horários de pico. Ainda que o transporte público trabalhe para evitar problemas, falhas na via e problemas operacionais não são inevitáveis.

No entanto, é possível conseguir um certificado que ateste seu atraso nos casos em que ele seja causado pelo meio de transporte ferroviário. E sua emissão é gratuita.

O documento não é nominal, mas confirma se houve algum erro na linha que a fez parar por mais de 8 minutos, atrasando os passageiros. Esse certificado é oficial e pode ser utilizado como justificativa para atrasos no trabalho, por exemplo.

Como tirar o certificado de atraso no metrô?

Aqueles prejudicados por alguma falha na frota do Metrô, precisam acessar o site da empresa e clicar na área "Declaração de Ocorrências" e procurar por “Ver declarações disponíveis”. 

Ao encontrar o motivo da interrupção do trajeto, basta clicar no ícone da impressora para imprimir a declaração ou salvá-la no dispositivo. No caso de problemas dos dias anteriores ou quando a ocorrência não estiver disponível, o interessado deve entrar em contato na parte “Canais de Relacionamento”.

Para a CPTM, o mesmo processo será necessário, mas no site da Via Mobilidade. Assim que acessar o portal, entre na aba “Fale Conosco” e role a página até “Comunicado de Ocorrências”. Basta clicar no ícone de impressão quando encontrar a falha.

O atestado do metrô e CPTM é garantido há alguns anos e pode ajudar vários dos milhões de passageiros que passam pelas linhas do transporte todos os dias.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp