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Esportivo elétrico mais potente da Maserati não verá as ruas — entenda por quê

A crise financeira não é o principal motivo para o cancelamento do veículo elétrico. - Foto: Divulgação Maserati
O modelo estava previsto para estrear como uma versão completamente elétrica do esportivo MC20.  |   BNews SP - Divulgação A crise financeira não é o principal motivo para o cancelamento do veículo elétrico. - Foto: Divulgação Maserati
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 25/06/2025, às 18h58



Com lançamento prometido para este ano, o projeto do Maserati MC20 Folgore foi descontinuado pela montadora italiana. O modelo estava previsto para estrear como uma versão completamente elétrica do esportivo MC20.

Segundo a empresa, a crise financeira não é o principal motivo para o cancelamento do veículo elétrico, mas a baixa procura por esportivos elétricos.

Em março deste ano, a Stellantis, companhia automotiva que controla a Maserati, anunciou corte de investimentos de 1,5 bilhão de euros — o equivalente a R$ 240,5 milhões na conversão da época. Ainda assim, um porta-voz da marca comentou à revista britânica Autocar que a pouca demanda desse modelo foi a responsável pela descontinuação do projeto.

Na proposta, a Maserati visava dividir a linha MC20 em um modelo com motor a combustão para rua, um semi-pista e um elétrico, que acabou abandonando. O MC20 Folgore deveria contar com três motores movidos a energia elétrica que gerariam mais de 700 cv de potência, consolidando o carro como o de maior potência entre os irmãos da linha.

A montadora revelou que pesquisas de mercado mostraram que os consumidores de carros potentes preferem o uso de motores à combustão do que elétricos.

Mercado de carros elétricos no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de veículos eletrificados no Brasil registrou forte alta em maio, com 16.641 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 12,7% em relação a abril (14.759). Na comparação com maio de 2024 (13.612), houve crescimento de 22,25%.

Os dados são do relatório de emplacamentos da Federação Nacional Distribuição Veículos (Fenabrave).

A participação dos eletrificados no mercado total de veículos leves também segue em ascensão, visto que representaram 7,76% de todos os emplacamentos de automóveis e comerciais leves em maio. Essa participação considera os 16.641 emplacamentos de carros elétricos em relação ao total de 214.383 unidades vendidas no período.

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