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por Marcela Guimarães
Publicado em 11/12/2025, às 19h06
A Toyota Gazoo Racing apresentou oficialmente dois de seus projetos mais ambiciosos dos últimos anos: os novos GR GT e GR GT3.
Os modelos revelados ao público dão uma prévia da nova direção da marca para seus carros superesportivos de alto desempenho, trazendo plataforma inédita, foco em competição e um conjunto híbrido de alta potência.
O GR GT chega como o superesportivo de rua que deverá ocupar o posto de opção tecnológica da divisão. Já o GR GT3 é tratado como um puro carro de pista, ideal para atender às normas FIA GT3 e disputar provas de categorias internacionais.
O desenvolvimento dos dois modelos teve supervisão direta do CEO Akio Toyota (o piloto Morizo) ao lado de engenheiros e profissionais de competição da marca.
Pela primeira vez, a Toyota criou uma estrutura totalmente em alumínio para servir de base a ambos os veículos.
Essa plataforma inédita conta com um novo motor 4.0 V8 biturbo acoplado a um sistema híbrido, combinação projetada para ultrapassar a marca dos 650 cv e alcançar 86 kgfm de torque.
Com isso, o GR GT se coloca entre os superesportivos mais potentes já produzidos pela marca japonesa. A força vai para as rodas traseiras através de um câmbio automático de oito marchas.
A engenharia também destaca o centro de gravidade extremamente baixo, criados para entregar o tipo de performance típico de um carro de competição mesmo quando utilizado em ruas comuns.
A Toyota explica que tanto o GR GT quanto o GR GT3 seguem uma abordagem driver first, focada em oferecer controle refinado, reações imediatas e conexão direta entre máquina e piloto.
A proposta traz reflexos de modelos que moldaram o estilo esportivo japonês, como o 2000GT e o lendário Lexus LFA.
Além do aerodinâmico elaborado, ambos os carros utilizam suspensão double wishbone nas duas extremidades, freios cerâmicos e vários componentes para suportar uso extremo. A ênfase vai para o GR GT3, criado para corridas de longa duração.
A Toyota planeja colocar os dois modelos no mercado até 2027, após vários testes em pista e em vias públicas.
A expectativa é que o GR GT3 vire um carro competitivo e acessível para equipes independentes.
*Com informações do canal Itatiaia
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