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GR GT e GR GT3: conheça os novos superesportivos da Toyota com V8 biturbo

Foto: Divulgação/Toyota
Os novos GR GT e GR GT3 estreiam uma nova fase da Toyota em superesportivos, garantindo engenharia de corrida e altíssimo desempenho  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Toyota
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 11/12/2025, às 19h06



A Toyota Gazoo Racing apresentou oficialmente dois de seus projetos mais ambiciosos dos últimos anos: os novos GR GT e GR GT3.

Os modelos revelados ao público dão uma prévia da nova direção da marca para seus carros superesportivos de alto desempenho, trazendo plataforma inédita, foco em competição e um conjunto híbrido de alta potência.

O GR GT chega como o superesportivo de rua que deverá ocupar o posto de opção tecnológica da divisão. Já o GR GT3 é tratado como um puro carro de pista, ideal para atender às normas FIA GT3 e disputar provas de categorias internacionais.

O desenvolvimento dos dois modelos teve supervisão direta do CEO Akio Toyota (o piloto Morizo) ao lado de engenheiros e profissionais de competição da marca.

Toyota GR GT
Toyota GR GT (Foto: Divulgação/Toyota)

Novidades e conjunto híbrido de 650 cv

Pela primeira vez, a Toyota criou uma estrutura totalmente em alumínio para servir de base a ambos os veículos.

Essa plataforma inédita conta com um novo motor 4.0 V8 biturbo acoplado a um sistema híbrido, combinação projetada para ultrapassar a marca dos 650 cv e alcançar 86 kgfm de torque.

Com isso, o GR GT se coloca entre os superesportivos mais potentes já produzidos pela marca japonesa. A força vai para as rodas traseiras através de um câmbio automático de oito marchas.

A engenharia também destaca o centro de gravidade extremamente baixo, criados para entregar o tipo de performance típico de um carro de competição mesmo quando utilizado em ruas comuns.

Foco no motorista

A Toyota explica que tanto o GR GT quanto o GR GT3 seguem uma abordagem driver first, focada em oferecer controle refinado, reações imediatas e conexão direta entre máquina e piloto.

A proposta traz reflexos de modelos que moldaram o estilo esportivo japonês, como o 2000GT e o lendário Lexus LFA.

Além do aerodinâmico elaborado, ambos os carros utilizam suspensão double wishbone nas duas extremidades, freios cerâmicos e vários componentes para suportar uso extremo. A ênfase vai para o GR GT3, criado para corridas de longa duração.

Lançamento previsto para 2027

A Toyota planeja colocar os dois modelos no mercado até 2027, após vários testes em pista e em vias públicas.

A expectativa é que o GR GT3 vire um carro competitivo e acessível para equipes independentes.

*Com informações do canal Itatiaia

Classificação Indicativa: Livre

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