Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 16/10/2025, às 18h45
Na última quarta-feira (15), o iFood e a Uber anunciaram uma parceria que vai oferecer um bônus de até R$ 500 a entregadores e motoboys cadastrados nas duas plataformas.
A ideia envolve um sistema de desafios que premia quem alcançar um determinado número de viagens pela Uber e entregas pelo iFood.
Assim que completar todas as metas, o cadastrado recebe o valor máximo, benefício que não é oferecido de forma isolada por nenhuma das empresas.
A proposta das marcas é equilibrar o fluxo de trabalho em diferentes horários do dia. De acordo com o iFood e a Uber, o delivery de comida se concentra nos períodos de almoço e jantar, enquanto o transporte de passageiros tem picos durante o horário comercial.
O programa foca nos trabalhadores das categorias Moto, Flash e Entregas, com duração prevista de quatro semanas (um mês).
A fase inicial começou em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, logo no início deste mês de outubro. Agora, o projeto será expandido para Piracicaba (SP), Sorocaba (SP) e Belo Horizonte (MG).
A parceria entre as duas gigantes havia sido revelada em maio. A meta é que, até o fim de 2025, usuários possam pedir comida e solicitar viagens dentro de um único aplicativo.
Além de facilitar o acesso aos serviços, a união deve aumentar o número de clientes e aumentar a visibilidade de restaurantes.
O movimento acontece no meio de uma disputa entre os apps de mobilidade e delivery. A 99 cresce com o serviço de entrega de comida através da 99Food, que começou a ser testada em Goiânia (GO) em junho e já chegou em São Paulo (SP) e na região do ABC Paulista.
Com sucesso imediato, a empresa busca expandir o lançamento para outras 15 cidades até o início de 2026. Assim como planeja o iFood e a Uber, ambos os serviços da 99 estão disponíveis em um único app.
Enquanto isso, a Keeta, marca internacional da chinesa Meituan (líder no setor de entregas na China), se prepara para iniciar suas operações no Brasil. O projeto-piloto começa em Santos e São Vicente, no litoral paulista, em 30 de outubro.
A plataforma já conta com mais de 700 restaurantes parceiros nas duas cidades, incluindo redes como Sodiê, The Coffee e Mania de Churrasco.
A Meituan anunciou um investimento de R$ 5,6 bilhões para consolidar a Keeta no Brasil nos próximos cinco anos, com planos de expandir o serviço para a capital paulista até o fim de 2025.
Classificação Indicativa: Livre