Negócios
Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) do Governo de São Paulo disponibilizam, nesta segunda-feira (19), 14.153 oportunidades de emprego em todo o estado. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico mantém mais de 200 unidades para orientar e intermediar a recolocação profissional.
Além dos PATs físicos, os trabalhadores podem recorrer ao Trampolim, plataforma digital que reúne vagas de trabalho e cursos de qualificação. O objetivo é facilitar o acesso a oportunidades e preparar candidatos para os postos mais demandados do mercado.
Entre as funções com maior número de vagas, destacam-se: auxiliar de logística (1.976), alimentador de linha de produção (1.186), faxineiro (1.034) e vendedor de comércio varejista (685). Também há oportunidades para operadores de telemarketing, atendentes de lojas e mercados, serventes de obras, operadores de caixa e atendentes de lanchonete.
As cidades com mais vagas nos PATs incluem Santana de Parnaíba (1.556), Itapevi (1.073), Itapecerica da Serra (658), Embu (609) e São José dos Campos (565). É importante lembrar que essas oportunidades podem ser preenchidas rapidamente e os números variam ao longo do dia.
A quantidade de vagas também é organizada por regiões administrativas: Campinas (2.899), Metropolitana de SP (6.513), Santos (909), Sorocaba (1.034), São José dos Campos (976), São José do Rio Preto (221), Araçatuba (130), Barretos (153), Bauru (135), Central (424), Franca (142), Itapeva (29) e Marília (415).
Para ser atendido, o trabalhador deve comparecer ao PAT mais próximo levando RG, CPF e Carteira de Trabalho.
As unidades oferecem serviços gratuitos, incluindo a habilitação ao seguro-desemprego e orientação para intermediação de mão de obra. Os PATs conectam candidatos a empresas, reduzindo tempo de espera e custos para ambos os lados.
O Trampolim permite filtrar vagas por área e localização, além de disponibilizar cursos de qualificação, testes de habilidades e uma ferramenta para criação de currículo profissional, segundo a Agência SP.
A plataforma é gratuita e possui um espaço exclusivo para o público 60+, com acesso a cursos e microcrédito para quem busca recolocação.
Para mais informações sobre endereços e serviços, os interessados podem acessar o www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/
Classificação Indicativa: Livre