Negócios

Moto que marcou gerações está de volta ao Brasil e promete conquistar os nostálgicos

Foto: Reprodução/Redes sociais
Marca italiana que foi sucesso na década de 1980 aposta em até 12 modelos para reviver o sucesso dessa moto entre os brasileiros  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 18/06/2025, às 12h40



A lendária Vespa está de volta ao Brasil para a alegria dos fãs desse modelo. Sendo representada pela 2W Motors, a marca italiana de scooters retorna ao mercado nacional, acompanhada por modelos da também italiana Piaggio. No total, são 12 opções Vespa e quatro Piaggio, com preços a partir de R$ 29.990.

Tradição no Brasil

A história da Vespa no país começou em 1958, quando a Panauto montava unidades no Rio de Janeiro, após importar os primeiros exemplares em 1954. A produção durou até 1964, encerrada por problemas financeiros.

A fase mais marcante ocorreu na década de 1980, quando a Motovespa, resultado de uma parceria entre Piaggio, Caloi e Barra Forte, instalou fábricas em Manaus e chegou a ter uma rede de 140 revendas espalhadas pelo Brasil.

O auge veio em 1985. A Vespa PX 200 superou até a popular Honda CG 125 e virou o veículo mais vendido do país naquele ano. No período de maior produção, eram 2.500 unidades fabricadas por mês, com cerca de 300 funcionários.

Apesar do sucesso na época, algumas dificuldades começaram a aparecer a partir de 1987 e a operação teve fim em 1990. Outras tentativas de reintroduzir a marca ocorreram em 1994, com a Brandy, que importou a Vespa 150 Originale da Índia, e em 2004, com a PVGA, que manteve presença discreta sem fabricação local.

Em 2016, surgiram novos investimentos com importações focadas no público premium, mas os preços elevados e a forte concorrência não fizeram com que os resultados fossem alcançados.

Por que os brasileiros são apaixonados pela Vespa?

Mais do que uma moto, a Vespa conquistou fãs no Brasil por sua mecânica simples, baixo consumo de combustível, visual elegante e o status de scooter premium.

Modelos clássicos como a PX200, além das versões Primavera 125 e 150, viraram símbolos de praticidade e exclusividade.

Nova fase

O sucesso da Vespa no Brasil dependerá de combinar o icônico nome da marca com uma rede de pós-venda que funcione de verdade, além de preços mais próximos da realidade do público.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp