Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 19/09/2025, às 17h56
A próxima geração da Volkswagen Amarok segue circulando em testes pelo país.
O flagra mais recente aconteceu em São Paulo (SP), registrado por Cristyan Foppa (@cristyanfoppa) e divulgado pelos perfis Placa Verde (@placaverde) e BFMS (@bfmsoficial) no Instagram.
A picape, ainda coberta por boa camuflagem, deve chegar oficialmente ao mercado brasileiro em 2027, montada sobre a base da chinesa Maxus Interstellar X.
Batizada internamente de Projeto Patagônia, a nova Amarok da América Latina será fabricada na Argentina, em substituição ao modelo atual.
Diferente da versão global, feita em parceria com a Ford e derivada do Ranger, a versão daqui adotará plataforma chinesa, com desenvolvimento em conjunto com a SAIC, responsável pela Maxus Interstellar X em mercados da Ásia e da Europa.
Para o projeto sair do papel, a fábrica da Volkswagen em General Pacheco receberá um aporte de 580 milhões de dólares (cerca de R$ 3,2 bilhões), aplicado entre 2025 e 2029.
A base estrutural e parte dos sistemas eletrônicos virão da parceira chinesa, mas o design, a calibração e toda a adaptação de engenharia serão desenvolvidos pela equipe da Volkswagen na América do Sul.
A nova Amarok terá dimensões maiores que as atuais picapes médias disponíveis no Brasil.
A mudança mais notável é a carroceria integrada à caçamba, sem a clássica divisão visível em outros modelos do segmento. Não será um veículo monobloco, continuando com construção sobre chassi.
O centro de design da Volkswagen na América Latina, comandado pelo brasileiro JC Pavone, já chegou a divulgar um teaser do modelo. A primeira geração continuará em linha até a estreia da nova.
Sob o capô, a expectativa é que o motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv seja mantido em algumas versões, mas a novidade ficará por conta da estreia de opções híbridas, inéditas na linha Amarok.
Classificação Indicativa: Livre