Negócios
por Camila Lutfi
Publicado em 19/05/2025, às 12h45
Silvio Zarzur, CEO da construtora Eztec, atribuiu o atraso de algumas obras à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada em São Paulo. A fala foi realizada durante reunião com os acionistas da empresa.
Segundo o Metro Quadrado, o empresário destacou que o crescimento dos influenciadores pode estar relacionado a sua reclamação. “As pessoas não querem mais trabalhar com obra. Querem ser influencer ou motoboy,” disse Zarzur.
Para resolver a situação, ele afirmou que a Eztec tem buscado industrializar o processo, buscando soluções de tecnologia para diminuir a necessidade de mão de obra nos canteiros.
No entanto, Zarzur não é o único a comentar sobre a falta de funcionários qualificados. Outros executivos de incorporadoras têm notado mudanças na escolha de emprego para as gerações mais jovens.
Se antes os filhos de pedreiros seguiam o mesmo caminho, agora os empresários notam uma busca por trabalhos com menor esforço físico, como motorista de aplicativo, entregador ou até mesmo ser influenciador digital e trabalhar com redes sociais.
Além disso, Rubens Menin, da MRV, e Ricardo Gontijo, da Direcional, já expressaram, também ao Metro Quadrado, que o ajuste de programas sociais, como o Bolsa Família, dificulta a atração de operários. Eles acreditam que há prioridade em se manter com o benefício do que a busca por um trabalho.
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