Negócios
por Marcela Guimarães
Publicado em 24/06/2025, às 16h04
A parceria entre Hyundai e Caoa, que prometia transformar a fábrica de Anápolis (GO) em um centro de produção de veículos da empresa sul-coreana, está próxima de um desfecho que deve desapontar os fãs da marca.
Desde o anúncio do acordo, há cerca de um ano, nenhum novo modelo Hyundai saiu da linha de montagem em Goiás. A produção dos veteranos SUV Tucson e do utilitário HR foi encerrada em abril, período em que os funcionários da fábrica entraram em férias coletivas.
O HR, um caminhão urbano bastante conhecido no mercado brasileiro, já era montado em Anápolis há anos, assim como o Tucson, que teve uma última leva fabricada no fim de 2024 em escala limitada.
A expectativa era que, com o novo acordo, a Hyundai trouxesse novos modelos para a planta, enquanto a Caoa seria a responsável por toda a distribuição nacional, incluindo os populares HB20 e Creta.
Mas a realidade foi outra: apenas a importação e comercialização da linha Hyundai ficaram ativas, sem avanços na produção local. Segundo funcionários, não há planos certos para novos modelos Hyundai em Anápolis, o que leva a entender que houve um fim do acordo.
Desde maio, a fábrica voltou a se dedicar exclusivamente à produção de modelos Caoa Chery, marca que o grupo nacional reergueu no mercado brasileiro.
A Hyundai e a Caoa não confirmaram o término da parceria. Em nota, a sul-coreana declarou que “não comenta estratégias comerciais ou de produção”, enquanto a Caoa reforçou que segue “política de sigilo judicial”, sem dar detalhes sobre planos futuros.
Para o setor automotivo, o possível encerramento da montagem Hyundai em Anápolis pode afetar empregos e reorganizar a estrutura industrial local, além de impactar a expansão da marca no país.
Enquanto isso, o mercado aguarda as próximas definições de como a Hyundai vai reorganizar sua produção no Brasil e qual papel a unidade em Goiás terá nesse novo cenário.
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