Negócios
por Isabela Fernandes
Publicado em 27/05/2025, às 12h23
O Banco Central do Brasil anunciou uma nova funcionalidade no Sistema de Valores a Receber (SVR): a partir desta terça-feira (27/05), os usuários poderão ativar o resgate automático de dinheiro esquecido em instituições financeiras. Segundo o BC, há mais de R$ 9 bilhões disponíveis para devolução a pessoas físicas, empresas e herdeiros de falecidos.
O SVR é um serviço gratuito que permite consultar se há valores esquecidos em contas bancárias inativas, consórcios encerrados, cooperativas de crédito e outras instituições. A verificação e o pedido de devolução devem ser feitos exclusivamente pelo site oficial: https://valoresareceber.bcb.gov.br
A grande novidade agora é a possibilidade de automatizar o pedido de resgate. Antes, o processo era feito manualmente, o cidadão precisava entrar no sistema e solicitar o saque de cada valor.
Com a nova função, isso será feito de forma automática sempre que houver saldo disponível, desde que o usuário habilite a opção no sistema.
Essa funcionalidade está disponível apenas para pessoas físicas. Empresas, contas conjuntas ou instituições que ainda não usam Pix para devolução continuarão exigindo que o pedido seja feito manualmente.
O dinheiro será transferido diretamente para a conta do cidadão pela própria instituição financeira. Importante destacar que o Banco Central não envia notificações sobre valores liberados. Por isso, é necessário que o cidadão consulte o sistema com regularidade.
Em casos de pessoas falecidas, os herdeiros, inventariantes ou representantes legais podem acessar o sistema e verificar se tem dinheiro esquecido. No entanto, é necessário preencher um termo de responsabilidade e depois contatar as instituições financeiras envolvidas para saber como realizar o saque.
Classificação Indicativa: Livre