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por Marcela Guimarães
Publicado em 21/11/2025, às 14h45
O novo Toyota Yaris Cross chegou ao mercado brasileiro na última quarta-feira (19) com quatro versões, incluindo opções híbridas plenas flex (HEV) e motores a combustão.
Ao contrário do que o público esperava, os preços ficaram entre R$ 161.390 e R$ 189.990 na pré-venda. Entretanto, mesmo com o lançamento ainda quente, a Toyota já avalia aumentar a linha com uma versão mais acessível.
De acordo com apurações da revista Autoesporte, a marca japonesa estuda oferecer uma opção mais barata, que ocuparia a base da linha e seguiria a lógica do Corolla Cross.
A aposta é que o novo modelo adote o nome XR e seja posicionado na faixa dos R$ 150 mil, mirando diretamente o Honda WR-V.
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Caso a configuração siga a linha das versões a combustão já vendidas, o Yaris Cross XR deve vir equipado com o motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros, com injeção direta, capaz de entregar até 122 cv e 15,4 kgfm quando abastecido com etanol. O câmbio continuaria sendo o CVT que simula sete marchas.
Com esse conjunto, os números de consumo informados pelo Inmetro seriam mantidos: 12,6 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina; e 8,8 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol.
Ainda assim, não está descartada a possibilidade de a Toyota apostar em uma entrada híbrida plena. Hoje, as versões HEV do Yaris Cross partem de R$ 172.390 em preço de pré-venda.
Nesse arranjo, o motor 1.5 aspirado atua em conjunto com o propulsor elétrico, somando 111 cv e garantindo consumo de até 17,9 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada com gasolina (ou 15,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada usando etanol).
Menos equipamentos também farão parte da ideia de reduzir custos. A nova versão do Yaris Cross deve contar com um painel de instrumentos menor, tendo 4,2 polegadas (no lugar da tela de 7 polegadas presente em todas as versões atuais). A central multimídia deve seguir com 10 polegadas.
Ar-condicionado analógico, rodas de 17 polegadas (ou até 16 polegadas com desenho mais simples), carregador de celular por indução e faróis automáticos são itens que podem ficar de fora do pacote.
Na segurança, os seis airbags devem ser mantidos, mas sem sensor dianteiro de estacionamento. Sistemas como frenagem autônoma de emergência, alerta de permanência em faixa e assistência de manutenção também podem não fazer parte da configuração de entrada.
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