Negócios

Toyota Yaris Cross 2026 vai disputar espaço com os SUVs médios; entenda

Foto: Divulgação/Toyota
Yaris Cross, novo SUV da marca japonesa, usa base do Corolla Cross, aposta em versões híbridas e deve chegar em 2026 após atraso na produção  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Toyota
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 10/11/2025, às 21h07



O Toyota Yaris Cross está prestes a desembarcar no Brasil, mas não como muitos imaginavam. Apesar do nome, o novo SUV não tem relação direta com o Yaris hatch ou sedã.

Na verdade, ele se posiciona em um segmento superior, com dimensões e proposta próximas às de Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Honda HR-V, como citado pelo site UOL.

Um SUV médio, não de entrada

Ao contrário das expectativas iniciais, o Yaris Cross não competirá com SUVs compactos como Fiat Pulse, Renault Kardian ou Volkswagen Tera.

O modelo utiliza uma versão simplificada da plataforma do Corolla Cross, o que garante porte e estrutura de SUV médio, com pouco mais de 4,30 metros de comprimento e porta-malas superior a 450 litros.

Essa estratégia da Toyota faz sentido, já que o segmento dos SUVs médios é o mais disputado e desejado do país, com alta participação nas vendas e forte apelo entre consumidores que buscam conforto, espaço e design sofisticado.

Toyota Yaris Cross
Yaris Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Mecânica e desempenho

O Yaris Cross deverá oferecer duas motorizações: 1.5 aspirada flex e 1.5 híbrida flex, ambas com menos de 120 cavalos de potência. Isso pode representar um ponto fraco frente a concorrentes mais potentes, embora o consumo e a eficiência energética sejam destaques esperados, especialmente na versão híbrida.

O preço deve começar entre R$ 125 mil e R$ 130 mil, posicionando o modelo entre as versões de entrada e intermediárias dos principais rivais.

Atraso na estreia

A estreia do Yaris Cross 2026 estava prevista para outubro de 2025, mas foi adiada após uma tempestade atingir a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), paralisando a produção por tempo indeterminado. As montadoras de Indaiatuba e Sorocaba também ficaram temporariamente inativas.

Com a retomada parcial das operações em 3 de novembro, a nova previsão de lançamento é para o início de 2026, quando a Toyota espera disponibilizar as duas motorizações planejadas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp