Negócios

Você já viu carro que “nada”? Novo modelo da BYD pode desembarcar no país

Foto: Divulgação/BYD
Um dos modelos que podem desembarcar por aqui até 2026 é o Yangwang U8, um SUV que, entre outras inovações, flutua na água  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/BYD
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 17/07/2025, às 15h48



A BYD deve entrar de vez no mercado de luxo automotivo. Em declaração recente, Stella Li, vice-presidente global da marca chinesa, confirmou que a empresa trará seus modelos para competir com marcas como Mercedes-Benz e Porsche.

Um dos modelos que devem chegar no Brasil até 2026 é o Yangwang U8, um SUV que, entre outras novidades, pode flutuar na água.

Um carro que “nada”

O Yangwang U8 tem capacidade para flutuar e navegar por até 30 minutos, mantendo o interior completamente seco. Segundo a marca, ele chega como o primeiro carro não-anfíbio a ter esse tipo de recurso.

A proteção contra água segue o padrão IP68, o mesmo de celulares resistentes à submersão, como o iPhone. Isso permite que o veículo resista por meia hora em até três metros de profundidade.

O modelo também conta com um modo específico chamado “velejar”. Quando ativado, o carro fecha os vidros de forma automática, ativa sensores que monitoram o ambiente aquático e limita a velocidade a cerca de 3 km/h. O alerta que fica é que, se a profundidade ultrapassar 1,4 metro, entra em ação o modo de emergência.

Nessa situação, o motor a combustão é desligado, a suspensão é elevada ao máximo, o ar-condicionado passa a funcionar no modo interno e o teto solar vira uma saída de emergência.

Potência de sobra

O Yangwang U8 também surpreende pelo seu ótimo desempenho. São quatro motores elétricos (um para cada roda) que somam mais de 1.000 cv. Esse sistema independente permite até manobras inéditas, como girar no próprio eixo, algo ainda incomum.

Além da parte elétrica, o SUV é equipado com um motor a combustão, que atua exclusivamente como gerador de energia. O tanque tem capacidade para 75 litros de gasolina e é capaz de alimentar uma bateria de 49 kWh.

No modo 100% elétrico, a autonomia é de 180 km. Já no modo híbrido, com o tanque cheio, o alcance chega a 1000 km.

Tecnologia avançada

A versão mais completa do U8 traz conexão via satélite e pode incluir até um drone que sobrevoa os arredores do carro por comando do motorista. Os recursos são focados na segurança e até em situações emergenciais, como enchentes.

Essas tecnologias não foram pensadas apenas como luxo, mas como ferramentas de sobrevivência em casos extremos. A marca afirma que, após qualquer “invasão” aquática, o veículo deve ser levado para uma revisão completa na concessionária.

Desafios no Brasil

Apesar do anúncio de que o Yangwang U8 pode chegar ao Brasil, há alguns problemas. Segundo o portal UOL, o peso do veículo ultrapassa 3,5 toneladas, ou seja, o limite máximo permitido para carros de passeio na categoria da CNH tipo B.

Com isso, ele só poderia ser registrado no país como um caminhão (categoria C), o que pode dificultar seu uso para um motorista comum.

O preço também será algo difícil de lidar no mercado brasileiro. Vendido por cerca de 1,1 milhão de yuans na China, o modelo deve chegar ao Brasil custando por volta de R$ 1 milhão, ficando entre os SUVs de luxo mais caros do país.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp