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por Marcela Guimarães
Publicado em 23/05/2025, às 17h10
Os utilitários esportivos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo brasileiro.
Números mostram que os SUVs são os queridinhos da atualidade mesmo com preços mais altos, consumo de combustível elevado e desempenho inferior em relação a carros menores. O visual “mais pesado” e o status que transmitem também seguem como pontos decisivos na hora da compra.
Mesmo com a grande procura, ainda é possível encontrar boas alternativas por até R$ 60 mil. Confira alguns dos modelos mais acessíveis:
Um dos primeiros SUVs compactos no país, o EcoSport foi grande referência por anos. Baseado no Fiesta, o modelo chegou a liderar o mercado por um bom tempo, mas enfrentou problemas na segunda geração, especialmente nas versões com o polêmico câmbio automatizado Powershift.
Dentro do orçamento, o ideal é buscar um EcoSport com câmbio manual. A versão SE 2017 com motor 1.6 16v flex é uma boa pedida: ela é mais moderna e tem baixa manutenção, encarando bem o peso do carro. O espaço interno é grande e confortável, embora o porta-malas deixe a desejar pelo tamanho.
O fim da produção do modelo ocorreu em 2021, logo após o encerramento das fábricas da Ford no Brasil.
Rival do EcoSport, o Duster conquistou seu espaço ao apostar na resistência mecânica e no baixo custo de manutenção. Derivado do Sandero, a Renault não impressiona pelo acabamento interno, mas compensa com ótimo espaço e um dos maiores porta-malas da categoria.
A melhor escolha é o Duster 2018 com câmbio manual, contando com motor 1.6 16v flex e corrente de comando, conjunto confiável e econômico para o dia a dia. Essa versão entrega o essencial para quem quer um SUV espaçoso sem ficar no prejuízo.
Quem preferir o famoso câmbio automático precisará alternar para o Duster 2016 com motor 2.0 e transmissão de quatro marchas. Também é importante entender que essa versão tem fama de durar menos, além de ser mais cara para manter.
Considerado um carro clássico, o Hyundai Tucson ficou mais de dez anos no mercado brasileiro sem mudanças visuais — vantagem para quem busca um usado, já que ainda dá para economizar com peças e manutenção.
Com o orçamento inicial, dá para apostar na versão GLS 2016, que conta com motor 2.0 16v flex e câmbio automático de quatro marchas. O conjunto não ajuda na economia de combustível, sendo mais recomendado para quem percorre distâncias curtas.
Em troca, um dos mais tradicionais SUVs entrega airbags frontais, freios ABS, piloto automático e ar-condicionado automático, além de um dos interiores mais espaçosos da categoria para passageiros e também para bagagens.
Classificação Indicativa: Livre