Polícia

Caos em Guarulhos: drones bloqueiam pousos e decolagens - mais de 100 voos são impactados

Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil
Operações ficaram suspensas por quase uma hora, causando atrasos e cancelamentos em grande escala no principal aeroporto de São Paulo por conta de drones.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 12/06/2025, às 08h05



Na noite de quarta-feira (11), o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, suspendeu temporariamente todas as decolagens e aterrissagens devido à presença suspeita de drones na região. As operações ficaram paralisadas por cerca de 46 minutos, mas já foram restabelecidas.

Durante a interrupção, segundo informações da concessionária GRU Airport, 100 voos foram cancelados e outros 30 sofreram alterações. A Latam registrou impactos em mais de 20 voos com origem ou destino no terminal paulista. Já a Gol precisou cancelar duas decolagens e redirecionar outras dez aeronaves para aeroportos próximos.

O primeiro aviso da torre de controle foi feito às 22h42, após um piloto da Latam relatar a presença dos drones. Às 23h17, as operações foram parcialmente retomadas, mas uma nova paralisação de 11 minutos ocorreu às 23h28. O helicóptero Águia, da Polícia Militar, foi acionado, mas não identificou nenhum equipamento sobrevoando o espaço aéreo do aeroporto.

Em um vídeo publicado no canal “Aviação Guarulhos JPD”, é possível ouvir o momento em que o controlador alerta os pilotos sobre a situação e menciona que “cerca de três drones foram avistados”.

Apesar da normalização das operações por volta das 23h40, muitos passageiros ainda enfrentaram dificuldades para seguir viagem. Alguns tiveram os voos remarcados para aeroportos alternativos e precisaram ser hospedados em hotéis pela companhia aérea.

Em nota, Latam e Gol afirmaram que prestaram a devida assistência aos clientes afetados e reforçaram seu compromisso com a segurança, conforme determina a resolução 400 da Anac.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp