Polícia

Saiba como é a cela de Tuta, possível sucessor de Marcola, em presídio federal

Foto: Divulgação/Polícia Federal
Membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), Tuta é considerado um dos principais nomes para assumir a liderança da facção no lugar de Marcola  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Polícia Federal
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 19/05/2025, às 15h40



A Penitenciária Federal de Brasília (DF) foi o local escolhido para Marcos Roberto de Almeida, popularmente conhecido como Tuta. Membro do Primeiro Comando da Capital (PCC), ele é considerado um dos principais nomes para assumir a liderança da facção no lugar de Marcola, ocupando uma das 208 celas da unidade.

As celas, todas individuais, têm cerca de 6 m². No espaço há cama, banco, prateleiras, escrivaninha e banheiro com pia, vaso sanitário e um cano por onde sai a água do banho.

O primeiro contato do preso com a rotina do local incluiu atendimentos específicos, conforme o protocolo do Sistema Penitenciário Federal (SPF). Uma equipe multidisciplinar com médicos, psiquiatras, psicólogos, dentistas e enfermeiros realizou uma análise inicial de suas condições de saúde.

A unidade oferece enxoval completo: duas camisetas (manga curta e longa), calça, agasalho, tênis, sapato, lençol, toalha, travesseiro e meias. Já o kit de higiene pessoal inclui sabonete, desodorante, escova, creme dental, papel higiênico e materiais para limpeza da cela.

O acesso

A Penitenciária Federal de Brasília segue um protocolo de segurança que, ao chegar, qualquer visitante enfrenta três barreiras distintas e nenhum item pessoal passa do primeiro raio-x. Celulares, chaves, cintos, moedas, sapatos e qualquer objeto metálico devem ser deixados do lado de fora.

A estrutura também conta com um scanner corporal que é utilizado para revistar advogados e visitantes. O equipamento é capaz de identificar qualquer item proibido escondido.

Já o parlatório, espaço destinado às conversas entre presos e seus defensores, é isolado por um vidro. As conversas são feitas por telefone e ficam registradas em gravações.

Como funciona

Tuta terá que lidar com uma rotina bastante controlada: ele passará 22 horas por dia dentro da cela. Os detentos contam com duas horas diárias de banho de sol. A alimentação é distribuída em seis momentos: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Durante os primeiros 20 dias, período conhecido como triagem, os recém-chegados ficam isolados dos demais internos. Tuta está em uma cela individual com aproximadamente 9 m². O local conta com uma área reservada para banho de sol sem contato com outros presos.

Além de Tuta, criminosos como Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, e Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, também cumprem pena em penitenciárias federais. O primeiro, inclusive, também está em Brasília.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp