Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/08/2025, às 19h07
Uma ação conjunta da Anvisa e da vigilância sanitária de Itapemirim (ES) fez com que uma fábrica clandestina de suplementos alimentares fosse interditada na última terça-feira (19), conforme divulgado pelo Governo Federal.
A operação faz parte do Programa de Fiscalização das Indústrias de Suplementos Alimentares, que inspeciona estabelecimentos em todo o país.
Durante a vistoria na empresa Verde Flora Produtos Naturais, os fiscais descobriram um galpão funcionando sem autorização.
No local, foram encontrados suplementos e medicamentos fitoterápicos sem registro na Anvisa e produzidos em condições precárias de higiene e segurança.
De acordo com a agência, a gravidade da situação fez a polícia ser acionada, já que havia indícios de crime contra a saúde pública, podendo resultar na prisão dos responsáveis.
A polícia esteve no local, mas os proprietários da empresa não foram encontrados.
O galpão foi interditado e lacrado. Além disso, todo o material apreendido será recolhido, conforme obriga a legislação sanitária.
O relatório da fiscalização será enviado ao Ministério Público, que poderá apresentar denúncia. Também será aberto um processo administrativo sanitário.
Casos assim não são isolados. Em abril, a Anvisa proibiu suplementos à base de ora-pro-nóbis por falta de comprovação científica de segurança ou eficácia.
Pouco tempo depois, a agência determinou a retirada de produtos irregulares do mercado, incluindo a marca Power Green e as linhas Lipo Sem Corte, Detox Fit e Intensy, que eram fabricadas sem registro.
Na última segunda-feira (18), representantes da agência participaram de uma audiência na Câmara dos Deputados para alertar sobre a qualidade precária dos suplementos vendidos no país.
Entre 2020 e 2025, 63% dos processos de investigação da Anvisa envolveram produtos do tipo, que lideram o ranking de denúncias por problemas sanitários.
A agência pretende ampliar o uso de inteligência artificial (IA) para identificar produtos irregulares com mais agilidade, principalmente na internet.
Até agora, a tecnologia já ajudou na remoção de mais de 230 mil anúncios, sendo cerca de 60 mil relacionados a suplementos.
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