Polícia

Falha em sistema ou erro humano? O que pode ter derrubado o Boeing da Air India

O Dreamliner da Air India transportava 242 passageiros e tripulantes. - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Dados iniciais indicam que o Boeing 787 Dreamliner aparentemente não atingiu impulso suficiente na hora da decolagem na pista.  |   BNews SP - Divulgação O Dreamliner da Air India transportava 242 passageiros e tripulantes. - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 13/06/2025, às 19h59



Um jato da Air India caiu na última quinta-feira (12) em um bairro próximo de um aeroporto em Ahmedabad, na Índia, matando pelo menos 241 pessoas. Um vídeo indica possíveis anomalias na aeronave, que serão investigadas pela segurança da aviação local.

Dados iniciais, divulgados pela Bloomberg, indicam que o Boeing 787 Dreamliner aparentemente não atingiu impulso suficiente enquanto percorria quase toda a extensão de uma pista de 11 mil pés — o equivalente a 3,35 km —, uma distância que deveria ser mais do que suficiente para a decolagem, de acordo com Bob Mann, chefe da consultoria aeronáutica RW Mann & Co.

O Dreamliner da Air India transportava 242 passageiros e tripulantes em um voo de Ahmedabad para Londres. Houve apenas um sobrevivente.

Segundo Mann, isso pode ter sido causado por uma configuração incorreta do avião antes da decolagem ou por dados errados de peso inseridos no sistema de computador da aeronave — responsável por determinar a quantidade de potência necessária para decolar.

No entanto, essa análise é inicial e não leva em consideração dados da própria aeronave. Mais pistas devem surgir quando as autoridades recuperarem o gravador de dados de voo e o gravador de voz da cabine, conhecida como "caixa-preta".

Além disso, Jeff Guzzetti, ex-chefe de investigações de acidentes da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), indicou que o trem de pouso do jato nunca foi recolhido, algo que normalmente ocorre logo após a decolagem. Ele destacou ainda que a posição dos flaps — ou seja, os painéis móveis nas asas que geram sustentação extra durante a decolagem — pode indicar mais detalhes sobre o que aconteceu, sugerinaod que eles podem ter sido recolhidos por engano ao invés do trem de pouso.

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) e da FAA viajarão à Índia para ajudar na investigação do acidente, que está sendo conduzida pelo governo local.

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