Polícia

Homem morre após ser prensado entre portas no metrô de SP; entenda o que falhou

Foto: ViaMobilidade/Divulgação
Homem foi arrastado por trem após ficar preso entre as portas da plataforma e do vagão na estação Campo Limpo, na Zona Sul de SP  |   BNews SP - Divulgação Foto: ViaMobilidade/Divulgação
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 06/05/2025, às 12h44



Na manhã desta terça-feira (6), um homem morreu depois de ficar preso entre as portas do vagão e as portas de proteção da plataforma no momento em que o trem partia. O acidente aconteceu na estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, por volta das 8h, horário de pico, quando a estação estava lotada.

Segundo pessoas que estavam no local, o homem ficou preso no vão entre as duas portas e acabou sendo arrastado pelo trem em movimento. A cena gerou desespero entre os passageiros, que gritaram e pediram para que o trem fosse interrompido. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos.

A ViaMobilidade, empresa responsável pela operação da Linha 5-Lilás, confirmou a morte e informou que está concentrando seus esforços em identificar a vítima, que não portava documentos, além de localizar os familiares para prestar apoio. A companhia também declarou que está colaborando com as autoridades na investigação do caso.

As portas de segurança da plataforma têm como função proteger os passageiros, impedindo o acesso aos trilhos quando o trem não está parado na estação. Elas são sincronizadas com as portas do trem e contam com sensores para detectar se há algo impedindo o fechamento. 

Em situações normais, se uma obstrução é detectada, as portas reabrem automaticamente, como ocorre em elevadores. No entanto, segundo testemunhas, isso não aconteceu nesse caso.

Três funcionários da ViaMobilidade prestaram depoimento ainda na manhã de terça-feira. A ocorrência está sendo investigada pela Delegacia de Polícia do Metropolitano (Delpom).

O acidente também afetou a operação dos trens na linha, gerando atrasos e plataformas superlotadas, principalmente no sentido Chácara Klabin. Inicialmente, a empresa atribuiu a lentidão ao alto fluxo de passageiros típico das terças-feiras. Apenas às 8h06 informou que a circulação havia sido impactada pela presença de uma pessoa na via.

Não é a primeira vez que algo semelhante acontece no metrô de São Paulo. Em março, uma mulher ficou presa entre o trem e a porta de segurança na estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde. Na ocasião, o trem não chegou a seguir viagem, e ninguém se feriu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp