Polícia
por Marcela Guimarães
Publicado em 22/06/2026, às 15h40
O cantor Netinho de Paula denunciou nas redes sociais que seu neto, de 16 anos, teria sido vítima de racismo praticado por alunos do colégio onde estuda, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo.
Segundo o artista, os ataques ocorreram em um grupo privado de mensagens no WhatsApp.
Na publicação, Netinho compartilhou uma captura de tela da conversa (imagem em destaque) e afirmou que o adolescente foi alvo de uma figurinha com conteúdo racista.
O cantor classificou o episódio como um caso de “racismo recreativo” e destacou os impactos da discriminação na vida de jovens negros.
“Pode parecer brincadeira para alguns, mas para nós isso é racismo recreativo. É a perpetuação de um estereótipo que desumaniza, ridiculariza e fere a alma de um menino”, escreveu ele.
O artista cobrou uma postura firme da direção do Colégio Municipal Tom Jobim e da Secretaria Municipal de Educação, além de defender acolhimento psicológico à vítima e a realização de ações educativas sobre conscientização antirracista.
As sugestões apresentadas por Netinho incluem debates, palestras e atividades voltadas ao combate ao racismo e à promoção do respeito dentro do ambiente escolar.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e a direção do Colégio Municipal Tom Jobim informaram que o episódio ocorreu em um grupo de mensagens privado, fora do ambiente e do horário escolar.
Segundo a instituição, os responsáveis pelos estudantes foram acionados e a aluna apontada como autora da mensagem recebeu medidas educativas para refletir sobre a gravidade do caso.
A escola também reforçou que repudia qualquer ato de discriminação e reiterou o compromisso com o respeito mútuo entre os alunos.
Até o momento, Netinho de Paula não informou se a família registrou boletim de ocorrência sobre o episódio.
Classificação Indicativa: Livre
cinema em casa
Qualidade Razer
Lançamento
som poderoso
Imperdível