Polícia

Novo tipo de radar? Equipamento em carro chama atenção em rodovia de São Paulo

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Vídeo tem chamado atenção ao mostrar uma suposta nova forma de aplicar multas a motoristas que passam pela rodovia Raposo Tavares, em São Paulo  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 15/05/2025, às 15h23



Nas redes sociais, um vídeo tem chamado atenção ao mostrar uma suposta nova forma de aplicar multas a motoristas que circulam pela rodovia Raposo Tavares, em São Paulo.

A gravação mostra uma estrutura instalada na caçamba de uma picape: uma caixa que abriga uma câmera para registrar infrações. Durante a narração, é mencionado que até mesmo um motociclista teria coberto a placa do veículo na tentativa de evitar uma multa.

Apesar disso, a preocupação não leva a nada. O equipamento em questão não é um radar, mas sim um retrorrefletômetro, dispositivo utilizado em serviços de manutenção e sinalização viária.

Como funciona?

Os retrorrefletômetros são instrumentos utilizados para medir a capacidade de reflexão luminosa de uma superfície, informação essencial para verificar se as faixas pintadas no asfalto permanecem visíveis à noite ou durante más condições climáticas.

Os retrorrefletômetros mais modernos contam com uma tela que exibe os dados coletados em tempo real; isso permite que o trabalho seja feito por uma única pessoa, que dirige enquanto acompanha as informações.

O sistema também analisa as condições das tachas refletivas (popularmente conhecidas como “olhos de gato”). O GPS exibe os dados em mapas, indicando exatamente os trechos que precisam de manutenção.

Esse serviço é realizado pela Crasvia Engenharia, empresa sediada em Lins (SP), que presta serviços à concessionária Ecovias na Raposo Tavares e na Castello Branco. Além delas, a companhia atende nove outras concessionárias, atuando em 31 rodovias espalhadas pelo país.

O conselho para o condutor é manter velocidade constante, “já que na arrancada o veículo levanta a frente, mudando o ângulo da luz emitida”, diz a Easylux, que também produz retrorrefletômetros em São Paulo.

A nova tecnologia emprega câmeras frontais que podem ser acopladas a qualquer tipo de veículo. A ferramenta grava a sinalização em tempo real e fornece análises qualitativas que revelam como um carro autônomo “enxerga” as marcações presentes nas vias.

Classificação Indicativa: Livre

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