Polícia

Polícia de SP prende 150 foragidos por violência contra a mulher em megaoperação

Foto: Divulgação/Governo de SP
A “Operação M: Carnaval Seguro” mobilizou cerca de mil policiais para cumprir mais de mil mandados contra condenados por violência doméstica  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/Governo de SP
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 11/02/2026, às 15h36



Nesta quarta-feira (11), a Polícia Civil de São Paulo deflagrou uma operação para cumprir mais de mil mandados de prisão contra homens condenados por violência contra a mulher em todo o estado.

Até o momento, 150 foragidos já foram capturados em diferentes municípios paulistas.

Chamada de “Operação M: Carnaval Seguro”, a ação mobilizou cerca de mil policiais e é coordenada pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Viaturas da Polícia Civil
Foto: Divulgação/Governo de SP

Prioridade no combate à violência

As investigações começaram ainda na última segunda-feira (9), com equipes espalhadas por todo o estado para localizar e prender os condenados.

Esta quarta-feira é considerada o “Dia D” da operação, com reforço no efetivo e ações simultâneas em diversas cidades. Segundo a delegada Cristiane Braga, coordenadora das DDMs, o objetivo é garantir o cumprimento das decisões judiciais.

“São agressores condenados que buscamos colocar atrás das grades para garantir à mulher o direito de viver livre e com segurança”, afirmou à Agência SP.

Durante as diligências, quatro armas de fogo irregulares foram apreendidas.

Estratégia do Estado

A operação faz parte de um conjunto de medidas do Governo de São Paulo focadas na prevenção da violência doméstica, na repressão qualificada dos agressores e no fortalecimento da rede de proteção às vítimas.

No fim de 2025, uma ação semelhante já havia sido realizada. Na ocasião, a iniciativa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria de Políticas para a Mulher resultou no cumprimento de 562 mandados de prisão.

Resultados da ação anterior

Nos dias 29 e 30 de dezembro, a maior parte das prisões ocorreu na Grande São Paulo, onde 161 pessoas foram presas (139 delas apenas na capital). Além dos mandados judiciais cumpridos, 18 homens foram presos em flagrante.

Foram mobilizados mais de 1,8 mil policiais civis, que prenderam 206 criminosos logo no primeiro dia, mostrando a estratégia adotada pelo estado no enfrentamento à violência contra a mulher.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp