Polícia

Queda de avião na Índia: perito revela o que pode ter causado o acidente com 242 pessoas

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Avião com destino a Londres caiu minutos após a decolagem; autoridades confirmam apenas um sobrevivente e investigam causas do acidente  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes sociais
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 12/06/2025, às 15h42



O engenheiro aeronáutico e perito criminal Celso Faria de Sousa avaliou que uma falha no sistema de propulsão pode ter sido a principal causa da queda do Boeing 787-8 da Air India, que decolou do Aeroporto de Sardar Vallabhbhai Patel, no oeste da Índia, com destino ao Aeroporto de Gatwick, em Londres.

A aeronave caiu poucos minutos após a decolagem, atingindo uma pousada em uma área residencial. Havia 242 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, com apenas um sobrevivente.

Ao UOL, Sousa explicou que o momento da decolagem exige o máximo desempenho dos motores. Neste momento, é importante ganhar altitude com os propulsores operando em sua capacidade máxima.

Ele aponta que, após chegar em determinada altura, a potência dos motores é reduzida, mas na decolagem é essencial que eles estejam funcionando perfeitamente.

O fato de a aeronave ter perdido altitude logo depois de sair do solo, sem apresentar desvios ou giros, indica que o piloto ainda estava no controle, mas provavelmente já não contava com os motores. Nessa situação, o comandante teria tentado realizar um pouso de emergência em uma área que causasse o menor impacto possível.

“Pode ser algum problema de alimentação, mas não basta falhar uma bomba de combustível, e sim quatro. Perder as quatro bombas de combustível ao mesmo tempo é muito difícil e complicado, principalmente por haver bombas que são tocadas pelo próprio motor e outras elétricas. Então, quando se perde uma, há outras. É mais difícil elas falharem ao mesmo tempo do que haver um problema nos motores”, detalha ele.

Celso destaca que, por exigências de certificação, o Boeing 787-8 precisa ser capaz de decolar com apenas um motor funcionando. Assim, é bom entender como os dois motores teriam parado ao mesmo tempo.

Para o engenheiro aeronáutico, a chance de ter ocorrido uma falha de manutenção também é baixa. A Air India pertence à Star Alliance, que exige padrões rigorosos de segurança, operação em solo, atendimento e manutenção para que uma empresa faça parte do grupo.

Ele ainda explica que, embora acidentes possam acontecer por falhas mecânicas que também envolvem erro humano, isso é algo extremamente raro. “Com o avançar das investigações, acabaremos vendo que foi uma soma de fatores que levou a esta queda”.

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