Polícia

Roubos de carros despencam em SP; confira os dados completos

Foto: Divulgação/SSP
Balanço trimestral mostra o menor número de ocorrências desde 2001  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/SSP
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 04/05/2025, às 10h00



O estado de São Paulo registrou o menor índice de roubos de veículos nos últimos 25 anos. Dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que, entre janeiro e março, foram contabilizadas 2.740 ocorrências, o que representa uma queda de 7,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 2.960 registros.

O mês de março foi especialmente positivo, com 964 casos, o número mais baixo já registrado desde o início da série histórica, em 2001. Isso reflete uma redução consistente desse tipo de crime, que costuma envolver violência ou ameaça às vítimas.

Na cidade de São Paulo, o cenário também é de melhora. Das oito delegacias seccionais da capital, seis apresentaram os menores índices de roubo de veículos desde o início da contagem, com destaque para a região da 4ª Delegacia Norte, que teve redução de 25,5%, seguida pela 2ª Seccional Sul (queda de 14,3%) e pela 1ª Centro (diminuição de 5,5%).

Enquanto isso, os furtos de veículos, que diferem dos roubos por não envolverem violência, apresentaram um comportamento diferente. Após aumentos nos dois primeiros meses do ano, março fechou com 3.309 ocorrências, o que representa uma queda de 3,7% em comparação com o mesmo mês de 2024. No acumulado do primeiro trimestre, foram registrados 9.944 furtos na capital, uma leve redução de 0,5%.

Roubos em geral

Os roubos na cidade de São Paulo diminuíram em 13% em março deste ano, em comparação com fevereiro, registrando 9.120 crimes — uma redução histórica no número de roubos em geral. A marca foi a menor em 25 anos para o mês na capital paulista.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP), as regiões sul e norte da capital também se destacam entre a diminuição da criminalidade. Em março, as áreas registraram maiores baixas desde 2001, com 925 casos na zona sul e 928 na norte.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp