Política

Além de SP, forte onda de calor faz alerta de perigo para 7 estados; veja

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O aviso da onda de calor tem validade inicial até as 18h desta sexta-feira (26), mas pode ser estendido de acordo com a evolução do clima  |   BNews SP - Divulgação Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 26/12/2025, às 10h28 - Atualizado às 10h30



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de nível laranja para a possibilidade de uma onda de calor intenso em diferentes regiões do país.

O aviso, que indica perigo, tem validade inicial até as 18h desta sexta-feira (26), mas pode ser estendido de acordo com a evolução das condições.

Segundo o Inmet, o fenômeno representa risco à saúde por conta da elevação média das temperaturas em cerca de 5°C, com duração estimada entre três e cinco dias consecutivos.

Termômetro marcando 36ºC de temperatura em SP
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Estados atingidos

O alerta atinge municípios de oito estados: Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Nessas áreas, a recomendação é redobrar a atenção, principalmente entre idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Calor já extremo no Sudeste

Antes mesmo do alerta, cidades do Sudeste já vinham enfrentando dias de calor muito forte.

Na capital paulista, os termômetros chegaram a 35,9°C às 16h desta quinta-feira (25), no Mirante de Santana, estação oficial do Inmet. Esse foi o maior registro do ano em São Paulo.

Maiores temperaturas registradas

Entre as cinco maiores temperaturas contabilizadas pelo Inmet na quarta-feira (24), quatro ocorreram pelo Sudeste, comprovando a intensidade do fenômeno na região. Veja os municípios mais afetados:

  • Registro (SP): 39,7°C
  • Morretes (PR): 39,5°C
  • Rio de Janeiro (RJ): 39°C
  • Niterói (RJ): 38,7°C
  • Aragarças (GO): 38,6°C

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp