Política
por Camila Lutfi
Publicado em 10/07/2025, às 21h27
A manifestação desta quinta-feira (10) na Avenida Paulista, que tem como principal pauta a taxação dos super-ricos, o tarifaço de Trump contra o Brasil e o fim da escala 6x1, reuniu cerca de 15,1 mil pessoas. O ato foi organizado por Guilherme Boulos (PSOL-SP).
Os dados são do Monitor do Debate Político, formado por pesquisadores da Universidade de São Paulo, e divulgado pela Carta Capital. A contagem foi realizada às 19h30, considerado o momento de pico, com margem de erro de 12%. Dessa forma, havia entre 13,3 mil e 16,9 mil pessoas no momento da contagem.
Durante o ato, Boulos fez um discurso marcado por críticas à elite econômica. Ele também defendeu que os manifestantes desta noite são os "verdadeiros patriotas". Mais cedo, ele também definiu como "vergonhosa" a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em relação ao tarifaço do governo americano contra o Brasil.
Na última quarta-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou taxas de 50% sobre produtos brasileiros. Entre os motivos, Trump defendeu que está havendo uma "perseguição política" ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Vale lembrar que um ato convocado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista, no dia 29 de junho, reuniu 12,4 mil pessoas.
Classificação Indicativa: Livre