Política
A Prefeitura de São Paulo disponibiliza castração gratuita para cães e gatos por meio do Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG).
A iniciativa tem como objetivo o controle populacional e a promoção do bem-estar animal e já ultrapassou a marca de 1 milhão de procedimentos realizados. Somente em 2024, foram feitas 120.368 cirurgias na capital paulista.
O serviço é voltado a moradores da cidade de São Paulo e atende animais com idade entre três meses e 10 anos. As castrações são realizadas tanto em mutirões, organizados principalmente em regiões de maior vulnerabilidade social, quanto em clínicas veterinárias credenciadas pela prefeitura, que atendem a população em geral mediante agendamento, as informações são da Prefeitura de São Paulo.
Para ter acesso ao serviço, o responsável pelo animal deve residir na capital e apresentar a documentação exigida. São necessários: documento oficial com foto (RG e CPF), comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias), comprovante de vacinação antirrábica do animal, se houver, e uma foto do pet, que será utilizada na emissão do Registro Geral do Animal (RGA).
O RGA funciona como uma identificação oficial do animal e a plaqueta é entregue no dia da cirurgia. Caso o pet já possua registro anterior, o tutor deve levar a plaqueta fixada à coleira no dia do procedimento.
O pedido pode ser feito on-line, pelo Portal SP 156. O tutor deve preencher a solicitação, informar os dados do animal e anexar os documentos obrigatórios. Ao final do cadastro, é possível escolher uma das 17 clínicas contratadas pela prefeitura. Após a solicitação, a clínica entra em contato em até 30 dias para agendamento, em muitos casos, a cirurgia ocorre em cerca de 10 dias.
Também é possível fazer o pedido de forma presencial, comparecendo a uma das praças de atendimento da prefeitura que recebem solicitações de castração. Algumas unidades exigem agendamento prévio, enquanto outras funcionam por livre demanda.
Nesse caso, a foto do animal deve estar em formato digital. Após o cadastro, o tutor recebe o RGA digital por e-mail e aguarda o contato da clínica para marcar a cirurgia.
Classificação Indicativa: Livre