Política

Mounjaro no SUS? Veja as condições impostas para a inclusão em 2026

Foto: Unsplash
Está sendo realizada uma nova avaliação para adotar no SUS medicamentos à base de tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro  |   BNews SP - Divulgação Foto: Unsplash
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 07/01/2026, às 14h08



O Governo do Distrito Federal avalia a adoção de medicamentos à base de tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, como parte do tratamento para perda de peso na rede pública de saúde da capital do país.

A proposta prevê sua inclusão no protocolo do Sistema Único de Saúde (SUS) voltado a pacientes com obesidade em grau mais severo.

Segundo apuração do Metrópoles, informação foi divulgada pela governadora em exercício, Celina Leão (PP), nesta quarta-feira (7).

Caneta emagrecedora
Foto: Freepik

Foco em casos mais graves

De acordo com Celina, a intenção é direcionar o uso do medicamento a pessoas com obesidade mórbida, que hoje enfrentam dificuldades para acessar esse tipo de tratamento.

“Porque isso é política de pública de saúde, sim”, declarou. A governadora destacou ainda que há pacientes com peso extremamente elevado que não conseguem arcar com os custos do medicamento.

“A tecnologia de ponta tem que estar à disposição do SUS para as pessoas que mais precisam. Você imagina o número de cirurgias que vamos economizar, o número de pessoas que não vão sofrer infartos pelo excesso de peso. Nós vamos investir, sim, em saúde, em esporte, muito em educação”, afirmou.

Estudos em andamento

Celina Leão informou que já solicitou à Secretaria de Saúde do Distrito Federal o início dos estudos técnicos para avaliar a viabilidade da medida.

A governadora ressaltou que outras unidades da federação já implementaram protocolos próprios para o tratamento da obesidade.

Para ela, os resultados positivos observados entre pacientes que conseguem pagar pelo medicamento reforçam a necessidade de melhorar o acesso pelo SUS, garantindo que a inovação chegue naqueles que mais precisam.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp