Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 12/01/2026, às 18h18
A queda do muro de um condomínio residencial na região da Bresser, na zona leste de São Paulo, causou a interrupção da circulação de trens da Linha 12-Safira da CPTM na tarde desta segunda-feira (12).
Entulhos e tijolos atingiram os trilhos por volta das 14h30 (horário local), sem registro de feridos até o momento.
Por conta do incidente, o trajeto entre as estações Brás e Tatuapé precisou ser suspenso.
A companhia informou que equipes foram mobilizadas para atuar na área e iniciar a remoção dos destroços. As informações foram apuradas pela CNN Brasil.
Assista ao vídeo divulgado pelo perfil SP Entre Trilhos:
Ver essa foto no Instagram
A paralisação começou durante a tarde e afetou diretamente quem utilizava a Linha 12-Safira. Como alternativa, a CPTM orientou os passageiros com destino à estação Brás a utilizarem a Linha 11-Coral.
Para reduzir os transtornos, o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese) também foi acionado.
Três ônibus ficaram disponíveis na estação Brás e outros dois na estação Tatuapé. A CPTM informou que a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô, na estação Tatuapé, estará liberada durante o horário de pico.
Veja a nota divulgada pela CPTM na íntegra:
“O muro de um condomínio residencial na região da Bresser, caiu nos trilhos da Linha 12-Safira da CPTM por volta das 14h30 desta segunda-feira, 12 de janeiro.
Como resultado, houve danos em poste do sistema de energia e bloqueio de duas vias com entulho e tijolos, provocando a paralisação entre as estações Brás e Tatuapé.
Equipes da CPTM atuam no local para remover os destroços e retomar o atendimento”.
Até a última atualização, o Corpo de Bombeiros ainda não havia se manifestado sobre a ocorrência.
Classificação Indicativa: Livre