Política

Trump revela desejo de reabrir Alcatraz; lembre história da prisão

Foto: Pexels
Prisão localizada na costa de São Francisco foi fechada em 1963 e ficou conhecida por abrigar os criminosos mais cruéis dos Estados Unidos  |   BNews SP - Divulgação Foto: Pexels
Fernanda Decaris

por Fernanda Decaris

[email protected]

Publicado em 05/05/2025, às 15h43



Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, revelou em suas redes sociais no último domingo (4) que está orientando o Departamento de Prisões a reconstruir e reabri a Alcatraz, uma antiga prisão, para confinar os "criminosos mais crueis e violentos dos Estados Unidos".

“Estou instruindo o Departamento de Prisões, juntamente com o Departamento de Justiça, o FBI e a Segurança Interna, a reabrir uma Alcatraz substancialmente ampliada e reconstruída, para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”, publicou em seu perfil na rede social Truth. 

“Não seremos mais reféns de criminosos, bandidos e juízes que têm medo de fazer seu trabalho e nos permitem remover criminosos que entraram ilegalmente em nosso país”, acrescentou. “A reabertura de Alcatraz servirá como um símbolo de Lei, Ordem e Justiça.”

À imprensa, Trump afirmou que foi “apenas uma ideia” que ele teve devido a “juízes radicalizados” que querem garantir que os imigrantes deportados tenham o devido processo legal.

“Acho que, como muitos desses juízes radicalizados querem que… cada pessoa que está ilegalmente em nosso país seja julgada”, comentou ele, acrescentando: “isso significaria milhões de julgamentos”.

Alcatraz está fechada desde 1963

Localizada em uma ilha na costa de São Francisco, oeste dos Estados Unidos, a Alcatraz funcionou por quase 30 anos, antes de fechar em 1963, a razão seria os valores altos de infraestrutura para manter o local, segundo o site do Departamento de Prisões.

Estima-se que entre US$ 3 milhões e US$ 5 milhões “foram necessários apenas para obras de restauração e manutenção para manter a prisão aberta”, sem incluir os custos operacionais diários. “Alcatraz era quase três vezes mais cara de operar do que qualquer outra prisão federal”, segundo o site.

Considerada uma prisão 'modelo' pelo alto nível de segurança, o local se transformou em um destino turístico e recebe aproximadamente 1,2 milhão de visitantes por ano. Atualmente, ela é operada pelo Serviço Nacional de Parques.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp