Política

Enem 2025: cor de caneta pode te eliminar da prova; entenda as regras

Reprodução/Jovem Pan
Entre os motivos que podem eliminar candidatos, um dos mais comuns envolve um detalhe fácil de esquecer; exame começa neste domingo (9)  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/Jovem Pan
Ana Caroline Alves

por Ana Caroline Alves

[email protected]

Publicado em 06/11/2025, às 15h22



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começa neste domingo (9) em todo o Brasil, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, onde a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da realização da COP 30.

A poucos dias da aplicação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça um detalhe que parece simples, mas pode custar a eliminação do candidato: a cor da caneta.

A cor errada pode eliminar o candidato

De acordo com o Inep, é obrigatório que o participante realize o exame com caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Esse detalhe é fundamental porque as folhas de resposta são digitalizadas, e apenas a tinta preta é reconhecida pelos equipamentos de leitura óptica.

O uso de canetas azuis, vermelhas ou de corpo não transparente, além de lápis, borrachas e apontadores, é permitido apenas até o momento da conferência dos materiais,  depois, todos esses itens devem ser guardados no envelope porta-objetos fornecido pelo fiscal de sala. Caso o estudante descumpra a regra durante a prova, pode ser eliminado.

Segundo o portal Itatiaia Brasil, o Inep também recomenda que o participante leve mais de uma caneta preta para evitar imprevistos, como falhas de tinta. É aconselhável testá-las antes do exame e levá-las em um estojo transparente.

O que mais levar no dia do Enem

Além da caneta correta, o candidato precisa apresentar um documento oficial de identificação com foto, que pode ser físico ou digital, como RG, CNH ou e-Título. O cartão de confirmação de inscrição não é obrigatório, mas é recomendado levá-lo para facilitar a localização da sala de prova.

O primeiro dia do Enem será composto pela redação, além das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os candidatos enfrentarão as provas de ciências da natureza e matemática, totalizando 45 questões por área.

O Enem 2025 é a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas do país, por meio do Sisu, Prouni e Fies. Por isso, atenção a cada detalhe é essencial, inclusive à cor da caneta.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp