Política
Uma nova frente fria avança sobre o Brasil e trouxe chuvas intensas para a Região Sul durante o fim de semana. O fenômeno atingiu principalmente o Rio Grande do Sul, onde temporais e trovoadas foram registrados. A previsão indica que as instabilidades continuarão nos próximos dias, estendendo-se para outros estados.
Nesta segunda-feira (4), a frente fria ganha força com o apoio de uma região de cavado, que é uma extensão de baixa pressão sobre o Paraguai. Esse sistema mantém o tempo instável no Sul e em partes do Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul.
A combinação da frente fria com o cavado atmosférico também forma um canal de umidade pelo oeste do país. Esse corredor de nuvens de chuva favorece pancadas em Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas, ampliando o alerta para tempestades em quatro estados da Região Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou alertas para tempestades e chuvas volumosas nesta segunda-feira.
Risco de temporais: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Chuvas intensas: Amazonas, Acre e Rondônia.
A recomendação é que moradores das áreas afetadas evitem exposição durante os picos de chuva e fiquem atentos às atualizações oficiais.
Na madrugada, instabilidades vindas do Paraguai favorecem pancadas fortes no oeste do Paraná e de Santa Catarina, além do noroeste do Rio Grande do Sul. Pela manhã, o risco de tempestades severas aumenta, principalmente no norte e noroeste gaúcho, com chuvas fortes previstas na Serra, Litoral Norte e Porto Alegre.
À tarde, o canal de umidade intensifica chuvas do norte ao sul do Brasil, especialmente na faixa oeste.
Sul: risco de tempestades diminui, mas ainda chove forte no norte do RS e no litoral.
Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul segue com alerta para tempestades; Mato Grosso tem chuvas fortes no centro-sul e oeste, incluindo Cuiabá.
Norte: pancadas de chuva e trovoadas em Rondônia, Acre e oeste do Amazonas.
À noite, os alertas ficam restritos ao Sul e ao Mato Grosso do Sul, com chuvas intensas em Santa Catarina, norte do RS e oeste sul-mato-grossense. Na madrugada de terça-feira (5), as instabilidades perdem força e os alertas meteorológicos deixam de valer, segundo o portal Tempo.
Classificação Indicativa: Livre