Política

Governo de SP assina concessão das linhas 11–Coral e 12–Safira da CPTM: veja o que muda

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Contrato prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos e operação privada por 25 anos nas linhas que atendem o Alto Tietê.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Isabela Fernandes

por Isabela Fernandes

Publicado em 23/05/2025, às 14h11



O Governo de São Paulo assinou oficialmente a concessão patrocinada do Lote Alto Tietê, que inclui as linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM. O contrato foi firmado com a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações, e publicado no Diário Oficial na quinta-feira (22). 

O acordo prevê que a concessionária administre a operação por 25 anos, com investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões ao longo do período, e inclui uma série de obras e melhorias nas três linhas, com destaque para:

  • Construção de 10 novas estações
  • Reforma de 24 estações existentes
  • Reconstrução completa de outras quatro

Essas intervenções fazem parte do plano de modernização da malha ferroviária, com a expectativa de atender até 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040.

Linha 11-Coral

Os intervalos entre os trens serão reduzidos para 3 minutos no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza.

A linha será ampliada em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza e o serviço será estendido até a Barra Funda. O projeto também prevê a construção de quatro novas estações, a reforma de 14 já existentes e a reconstrução de outras três.

Além das novidades na linha, todas as passagens em nível serão eliminadas e substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Linha 12-Safira

O tempo de espera entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, enquanto no trecho entre Itaquaquecetuba e Suzano o intervalo passará de 10 para 6,5 minutos.

A linha será ampliada em 2,7 km até Suzano e estreará duas novas estações. Também haverá conexões com a Linha 13-Jade e a Linha 2-Verde do Metrô.

Uma estação será completamente reconstruída e outras 12 passarão por reformas para melhorar a infraestrutura

Linha 13-Jade

O intervalo entre os trens será reduzido para 10 minutos e a linha será estendida até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. Seis novas estações serão construídas, enquanto outras três passarão por reformas.

O Expresso Aeroporto terá partidas a cada 30 minutos nos períodos de menor movimento e a cada uma hora nos horários de pico. Além disso, uma nova parada será adicionada na estação Gabriela Mistral, facilitando a conexão com a Linha 2-Verde e a Linha 12-Safira.

Aprimoramento das linhas

As novidades introduzem uma série de melhorias e ajustes regulatórios, incluindo um plano de investimentos iniciais e um período de transição operacional de 24 meses.

Durante essa fase, a concessionária realizará treinamentos e operará de forma assistida, garantindo uma transferência eficiente da gestão da CPTM para a nova administração e trazendo ainda mais segurança e qualidade do serviço.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp