Política

IBGE pode contratar mais de 9,5 mil profissionais em novo edital; veja as vagas

O processo seletivo do IBGE será simplificado. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
As contratações serão destinadas à execução de pesquisas de natureza estatística realizadas pelo IBGE em todo o território nacional.  |   BNews SP - Divulgação O processo seletivo do IBGE será simplificado. - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 13/08/2025, às 10h43



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está autorizado a contratar até 9.580 profissionais para atender algumas necessidades temporárias.

As vagas foram liberadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Portaria Conjunta nº 58/2025, divulgada na última terça-feira (12).

As contratações serão destinadas à execução de pesquisas de natureza estatística realizadas pelo IBGE em todo o território nacional.

Vagas do IBGE disponíveis

As funções são divididas entre agentes responsáveis pela coleta de informações e aqueles que atuam no acompanhamento e supervisão do trabalho em campo.

Confira as vagas disponíveis para o IBGE:

Atividade Função Número de vagas
Agente de Pesquisas e Mapeamento Coleta 8.480
Supervisor de Coleta e Qualidade Supervisão 1.100
Total 9.580

Processo seletivo

carteira de trabalho
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Segundo a portaria, o processo seletivo do IBGE será simplificado, amplamente divulgado. Isso significa que, provavelmente, os candidatos devem realizar provas, enviar currículos e, em alguns casos, participar de entrevistas.

O prazo de duração dos contratos será de um ano, podendo ser prorrogado por até três anos, de acordo com a necessidade de conclusão das atividades.

A remuneração ainda será definida pelo IBGE, observados os limites legais.

Já o edital de abertura de inscrições para o processo seletivo do IBGE deverá ser publicado em até seis meses a partir da publicação da Portaria. Dessa forma, o instituto deve apresentar o modelo até fevereiro de 2026.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp