Política
por Camila Lutfi
Publicado em 16/05/2025, às 14h09
O Instituito Nacional do Seguro Social (INSS) informou que já foram feitas 1.051.238 solicitações de reembolso dos descontos indevidos até a última quinta-feira (15). Esse número mais que dobrou deste a quarta-feira (14), quando foram feitos 480 mil pedidos.
Os dados são referentes ao aplicativo "Meu INSS". Dos mais de 1 milhão de solicitações, 17.963 usuários que consultaram os descontos afirmaram reconhecer e autorizar os repasses para entidades associativas, como associações e sindicatos.
Já o número de cidadãos que acessaram o aplicativo, independente de solicitar ou não o reembolso, passou de 8,5 milhões para 23 milhões em apenas um dia. Ao todo, 41 entidades foram contestadas.
No entanto, o atual presidente do INSS, Gilberto Waller, declarou em coletiva de imprensa que ainda não há fonte financeira definida para pagar os beneficiários prejudicados com a fraude do INSS. Para ele, idealmente, as indenizações deveriam partir dos fraudadores.
O serviço de solicitação de reembolso está disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”.
Após o pedido, uma contestação será enviada automaticamente à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.
A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.
Vale lembrar que os valores do reembolso do INSS não serão depositados diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas pelas entidades. Cada instituição deve enviar o dinheiro ao INSS e, assim, o órgão será responsável por repassar o montante aos beneficiários.
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