Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 05/01/2026, às 20h00
Com o fim das celebrações de virada do ano, 2026 começa a engrenar de vez a partir desta segunda-feira (5), quando vem a primeira semana completa do calendário.
Ainda assim, janeiro reserva algumas pausas no ritmo normal pelo menos para quem vive nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Na capital fluminense, o mês ganha um respiro no dia 20 de janeiro (terça-feira), quando é celebrado o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade segundo a tradição católica.
A data é feriado municipal no Rio, por mais que também apareça como dia de folga em outros municípios do país. Como de costume, a prefeitura organiza uma programação especial, com eventos religiosos e culturais.
Também faz parte da agenda a tradicional Corrida de São Sebastião, realizada no Aterro do Flamengo.
Em 2026, a comemoração pode ser emendada com a segunda-feira, abrindo espaço para quem consegue esticar a folga e aproveitar mais um feriado em um ano cheio de datas prolongadas.
Já na capital paulista, o destaque vai para o dia 25 de janeiro, quando São Paulo comemora mais um aniversário.
A data remete a 1554, quando missionários liderados por Manuel da Nóbrega e José de Anchieta fundaram o Colégio de Jesuítas, considerado o marco inicial da cidade.
O aniversário da maior metrópole do país é feriado oficial no município. No entanto, em 2026, a comemoração cairá em um domingo, o que diminui as chances de descanso extra para os paulistanos.
Classificação Indicativa: Livre