Política
por Marcela Guimarães
Publicado em 26/06/2026, às 14h06
O Governo de São Paulo entrega na próxima semana o primeiro trecho da Linha 6-Laranja do Metrô, considerada a maior obra de mobilidade urbana em execução na América Latina.
No início, seis estações entrarão em operação assistida, com funcionamento em horário reduzido e viagens gratuitas.
As estações funcionarão de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, exceto em feriados. Durante a operação assistida, dois trens circularão no sistema shuttle, com um trem em cada via e intervalo médio de 19 minutos.
Neste primeiro momento, a condução será manual, com operadores a bordo. A previsão é que os trens passem a operar de forma totalmente autônoma no futuro.
As primeiras estações da Linha 6-Laranja serão:
Cada estação possui mais de um acesso, mas apenas a entrada principal ficará aberta durante a operação inaugural.
A Estação Água Branca permitirá integração com a Linha 7-Rubi da CPTM. O acesso às estações da Linha 6-Laranja será gratuito por enquanto, mas a transferência para a linha de trens metropolitanos será cobrada.
Quando estiver totalmente concluída, a Linha 6-Laranja ligará Brasilândia à São Joaquim, conectando a Zona Norte ao Centro da capital paulista.
O trajeto, que atualmente leva cerca de 1h30 de ônibus, poderá ser feito em aproximadamente 23 minutos de Metrô.
Ainda neste ano, o Governo de São Paulo prevê entregar mais duas estações: Brasilândia e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, melhorando o atendimento à Zona Norte de São Paulo.
Com investimento de R$ 19 bilhões, o projeto também inaugura um modelo inédito no Metrô, no qual a concessionária é responsável tanto pela construção quanto pela operação da linha.
Classificação Indicativa: Livre
cinema em casa
Qualidade Razer
Lançamento
som poderoso
Imperdível