Política
por Camila Lutfi
Publicado em 26/05/2025, às 12h11
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na última quinta-feira (22) a interrupção da produção de moedas de um centavo no país. No entanto, seu uso continua para os estabelecimentos comerciais que já a utilizam durante os próximos anos.
Produzida há mais de 230 anos, existem aproximadamente 114 bilhões pennies em circulação na economia estadunidense. Porém, o Departamento do Tesouro explica que elas são "severamente inutilizadas", fazendo com que o custo médio de produção de cada moeda supere seu valor nominal.
Segundo o órgão responsável pelas contas públicas americanas, o custo de produção da moeda aumentou de 1,3 para 3,69 centavos de dólar por unidade nos últimos 10 anos. Estima-se que tirar o penny de circulação gere uma economia imediata de US$ 56 milhões por ano - o equivalente a R$ 318,7 milhões.
A principal justificativa da extinção dessas moedas é o ajuste das contas públicas dos EUA. Com crescentes preocupações na economia, o país norte-americano apresenta despesas maiores que as receitas (déficits) há anos.
A expectativa é que a emissão de novas unidades seja encerrada no início de 2026. Para os estabelecimentos comerciais, a moeda segue válida, mas transações em dinheiro devem ser arredondadas para o múltiplo de cinco centavos mais próximo.
Classificação Indicativa: Livre