Política

Moraes determina prisão domiciliar para condenados por golpe

Foto: Divulgação/PF
Decisão do STF foi tomada um dia após a prisão do ex-diretor da PRF; defesa critica medida e fala em punição por atos de terceiros  |   BNews SP - Divulgação Foto: Divulgação/PF
Érica Sena

por Érica Sena

[email protected]

Publicado em 27/12/2025, às 09h00



Um dia após a prisão do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques durante uma tentativa de fuga internacional, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar de outros condenados pela chamada trama golpista.

A decisão foi cumprida na manhã deste sábado (27) pela Polícia Federal, como citado pela Folha de São Paulo.

Operação em oito estados

Ao todo, foram executados dez mandados em diferentes unidades da federação, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Bahia, Tocantins e Distrito Federal. Segundo a decisão do STF, o objetivo é evitar novas tentativas de fuga de condenados que ainda não iniciaram o cumprimento da pena em regime fechado por estarem aguardando o julgamento de recursos.

Nos casos que envolvem militares, a operação contou com apoio do Exército. Além da prisão domiciliar, Moraes impôs uma série de medidas cautelares adicionais, como a proibição do uso de redes sociais, a restrição de contato com outros investigados, a entrega de passaportes e a suspensão de registros de porte de arma de fogo. Também foi determinada a limitação de visitas aos investigados.

Caso Filipe Martins

Foto: Divulgação

Em Ponta Grossa, no Paraná, agentes da Polícia Federal estiveram na residência do ex-assessor internacional da Presidência Filipe Martins para comunicar oficialmente a decisão. Martins já utilizava tornozeleira eletrônica e tinha autorização judicial para sair de casa durante o dia, permissão que foi revogada com a nova determinação.

Condenado no julgamento da trama golpista, ele ainda não cumpre pena em regime fechado porque aguarda a análise de recursos apresentados à Justiça.

Tentativa de fuga de Silvinei

Silvinei Vasques foi preso na sexta-feira (26), no Paraguai, ao tentar embarcar para El Salvador. Segundo as investigações, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e deixou Santa Catarina, mas acabou interceptado no aeroporto de Assunção. Após a prisão, Moraes decretou a prisão preventiva do ex-diretor da PRF, que já foi reconduzido ao Brasil.

Reação da defesa

Em nota, a defesa de Filipe Martins classificou a decisão como “absurda” e afirmou que as novas restrições se baseiam em “atos e condutas de terceiros”. Os advogados informaram que irão recorrer da medida e levar o caso a instâncias nacionais e internacionais.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp