Política
por Camila Lutfi
Publicado em 17/07/2025, às 19h06
Uma nova variante do vírus causador da Covid-19 (SARS=Cov-2) foi identificada em pacientes do Rio de Janeiro. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmou que a variante XFG foi encontrada em 46 casos de Covid-19 diagnosticados de 1º a 8 de julho.
No entanto, não há sinais de maior gravidade da doença ou mesmo de impacto significativo na eficácia de vacinas e antivirais. Ainda assim, o Rio de Janeiro é o quarto estado em que a cepa está circulando, mas já foram identificados casos em São Paulo (2), Ceará (6) e Santa Catarina (3).
Ainda assim, o Grupo Consultivo Técnico sobre Evolução de Vírus da OMS, recomenda intensificar a vigilância e manter os hábitos de higiene padrão como higienizar bem as mãos e utilizar máscaras caso esteja resfriado ou com gripe.
De 1º a 8 de julho, foram coletadas 74 amostras de pacientes infectados com Covid-19 no município. Além da variante XFG, um dos casos encontrou a linhagem NB.1.8.1, que também é monitorada pela OMS e Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.
Ainda que as variantes não tenham impacto nas medidas já tomadas para a saúde pública, é importante manter a vacinação em dia — que já existe para prevenção das variantes em grupos prioritários — e se proteger de outras doenças respiratórias, especialmente em época de inverno.
*Com informações da CNN Brasil
Classificação Indicativa: Livre