Política
A Prefeitura de São Paulo iniciou a implementação de uma nova forma de pagamento da passagem de ônibus via bluetooth, ampliando as alternativas digitais para os usuários do transporte público.
A novidade já está disponível em 2,2 mil veículos da frota municipal, distribuídos em 296 linhas, e permite que o passageiro valide a viagem apenas aproximando o celular do validador, com o aplicativo aberto.
Para utilizar o serviço, é necessário baixar o aplicativo Cittamobi e manter o bluetooth do smartphone ativado durante o embarque. Os ônibus equipados com a tecnologia são identificados por um adesivo na porta de entrada, facilitando o reconhecimento pelos usuários, as informações são da Prefeitura de SP.
Com a nova modalidade, a gestão municipal busca tornar o transporte mais prático, e seguro. O pagamento via bluetooth elimina a necessidade de dinheiro em espécie e reduz o tempo de embarque, beneficiando tanto passageiros quanto operadores do sistema.
Dentro do aplicativo, o usuário pode comprar passagens avulsas ou pacotes de viagens, diário, semanal ou mensal, com pagamento via Pix. No entanto, essa modalidade não permite integração com o metrô e trens metropolitanos. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans, em parceria com a empresa de tecnologia Primova.
Segundo a Prefeitura, a inovação também atende turistas e usuários ocasionais, que muitas vezes não possuem Bilhete Único, mas já utilizam o celular como principal meio de pagamento no dia a dia.
O processo para utilizar a nova forma de pagamento é simples e pode ser feito em poucos minutos:
A lista completa das linhas habilitadas pode ser consultada nos canais oficiais da SPTrans e no próprio aplicativo.
Classificação Indicativa: Livre