Política

Pane em composição da CPTM faz usuários andarem nos trilhos em SP

Foto: Reprodução/TV Globo
A CPTM lamentou os transtornos e afirmou que equipes de manutenção estão trabalhando para resolver o problema na Linha 12.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/TV Globo
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

[email protected]

Publicado em 21/07/2025, às 09h33



Um defeito em um dos trens da Linha 12-Safira, operada pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), causou grandes transtornos aos passageiros na manhã desta segunda-feira (21). A composição apresentou problemas por volta das 6h30, entre as estações Jardim Helena-Vila Mara e São Miguel Paulista, sentido Brás, na Zona Leste da capital.

Com o trem parado nos trilhos, os usuários foram obrigados a descer e caminhar pelos trilhos para tentar chegar à estação mais próxima. Imagens aéreas mostram pessoas andando pelos trilhos e, em alguns casos, se arriscando próximo às grades de um viaduto para conseguir acessar a plataforma.

Segundo relatos nas redes sociais, a situação causou superlotação em várias estações e atrasos consideráveis. Um dos passageiros contou que ficou mais de uma hora parado entre duas estações, enquanto outro criticou duramente a manutenção da companhia: “É inadmissível que uma empresa do porte da CPTM não realize manutenção preventiva. Quem vai arcar com os prejuízos dos trabalhadores que se atrasaram?”, escreveu.

A circulação dos trens na Linha 12 continuava com lentidão e maiores intervalos entre as estações Brás e Calmon Viana mesmo após uma hora do ocorrido. Em nota, a CPTM afirmou que equipes de manutenção atuam no local para resolver o problema e lamentou os transtornos causados aos passageiros.

Segundo o Metrópoles, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil se manifestou, cobrando explicações da CPTM sobre as falhas operacionais. A entidade demonstrou preocupação com a redução de profissionais experientes e apontou que a privatização da linha, oficializada em março deste ano, pode estar agravando os problemas. “Sem reposição adequada de pessoal, a qualidade do serviço prestado à população fica comprometida”, alertou o sindicato.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp