Política
A proposta de criar passagens exclusivas para motociclistas nas praças de pedágio surgiu por meio do deputado estadual Alex Brasil (PL-SC), que apresentou a questão diretamente ao governo federal.
O deputado buscou o auxílio de órgãos como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da concessionária ARTERIS para debater as nuances do projeto.
Mais segurança nas estradas, mais agilidade no trânsito e mais comodidade na isenção da tarifa são algumas das vantagens citadas por um projeto de lei que visa criar passagens exclusivas para motos nas praças de pedágio.
Segundo o parlamentar que propôs a medida, o objetivo é minimizar o risco de acidentes com motos nas filas de cobrança e agilizar o trânsito para os condutores, sem deixar de lado um processo mais seguro e eficiente de isenção do pagamento.
O cerne da questão está calcado na ideia de justiça, afinal, as motocicletas causam um desgaste infinitamente menor no asfalto quando comparadas a carros, ônibus e, principalmente, caminhões.
Com base nesse mesmo argumento de baixo impacto na malha viária, já em 2021 o então presidente Jair Bolsonaro havia anunciado que os novos contratos de concessão de rodovias federais incluiriam a isenção para motos.
Ou seja, essa ideia de criar concessões para motociclistas não é nova, mas volta agora com força renovada no debate sobre mobilidade e segurança nas estradas.
A proposta reflete um movimento recorrente de tentar equilibrar justiça tarifária e segurança viária, revelando como a discussão sobre o papel das motocicletas nas rodovias segue central nas políticas de transporte do país.
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