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Pedágios free flow chegam à Raposo Tavares em SP; veja como funciona

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Três pórticos de pedágio free flow começam a operar na Raposo Tavares, eliminando filas e paradas obrigatórias para motoristas.  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Redes Sociais
Fernanda Montanha

por Fernanda Montanha

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Publicado em 26/09/2025, às 06h00



A partir de 1º de outubro, três pórticos de pedágio free flow começarão a operar na rodovia Raposo Tavares, na região metropolitana de Sorocaba. O sistema substituirá gradualmente as praças de pedágio tradicionais com cancelas, eliminando paradas obrigatórias e filas.

Os novos equipamentos estão localizados em São Roque (km 47,6), Alumínio (km 79,1) e Araçoiaba da Serra (km 111,9). Em vez de barrar o tráfego, eles usam câmeras e leitores de tags para identificar veículos em movimento, permitindo que a cobrança seja automática para quem possui o dispositivo eletrônico.

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Como funciona o pagamento

Motoristas com tags eletrônicas terão o valor debitado automaticamente e poderão aproveitar descontos de 5% a 20%, dependendo da frequência de uso do mesmo pórtico no mês. Já quem não tiver o dispositivo tem até 30 dias para efetuar o pagamento por canais digitais ou pontos físicos criados pela concessionária, segundo a Folha de SP.

Os preços do pedágio permanecem equivalentes aos cobrados anteriormente, mas agora são divididos entre ida e volta. Exemplo: em São Roque, o pedágio cai de R$ 10,10 por sentido único para R$ 5,05 em cada trecho. Para motos, a passagem é totalmente gratuita.

Cinco pórticos adicionais serão instalados sem cobrança, com o objetivo de monitorar o tráfego e estudar o comportamento dos motoristas nos trechos da rodovia.

Expansão do sistema em São Paulo

O modelo de pedágio eletrônico já foi implantado em rodovias estaduais do interior, como a SP-333, e no contorno sul da Rodovia dos Tamoios, em 2024. O governo de São Paulo prevê a instalação de 58 pórticos free flow em rodovias estaduais até 2030.

Na Rodovia Presidente Dutra, 21 pórticos estão programados para começar a cobrança ainda este ano no trecho entre São Paulo e Arujá. Quem trafegar apenas pelas vias marginais não será tarifado, enquanto o pagamento será obrigatório nas pistas expressas. A praça tradicional em Arujá continuará ativa, garantindo que não haja duplicidade na cobrança.

Benefícios do free flow

Segundo a concessionária Sorocabana, o novo sistema reduz emissões de poluentes, aumenta a fluidez do tráfego e elimina filas, inaugurando uma nova fase para a Raposo Tavares. A desativação das praças antigas ocorrerá em até seis meses, completando a transição.

O modelo combina tecnologia, praticidade e economia para motoristas frequentes, mostrando como a digitalização de pedágios pode transformar a experiência de viagem nas rodovias paulistas.

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