Política

Qual o cardápio do Conclave durante a votação? Confira

Foto: Mazur/cbcew.org.uk/Catholic Church/via Fotos Públicas
O conclave, processo de eleição papal, terá início nesta quarta-feira (7), no Vaticano, para determinar quem será o sucessor do papa Francisco  |   BNews SP - Divulgação Foto: Mazur/cbcew.org.uk/Catholic Church/via Fotos Públicas

Publicado em 07/05/2025, às 14h21   Redação



Durante a Idade Média, após três dias de votação para um novo Papa, os cardeais do Conclave recebem apenas uma refeição diária, segundo a constituição apostólica Ubi Periculum, de 1274. Conforme o impasse da votação persistisse por cinco dias, o cardápio dos cardeais é reduzido a pão, água e vinho. 

A ideia era dificultar a procrastinação por meio do cansaço físico, o que ajudaria o homem a se elevar a Deus e ao Espírito Santo. Hoje, o rigor é mais brando devido à idade avançada de muitos cardeais, mas a austeridade é regra.

Como é o cardápio no conclave?

A dieta dos cardeais é mais equilibrada atualmente, mas a ssim como no passado, continua proibido levar alimentos de fora para os espaços internos do Vaticano.

Devido ao juramento feito pelos funcionários da cozinha, o cardápio oficial do Conclave não é divulgado. No entanto, há proibição de alguns pratos para conhecimento geral, como as pesadas carbonara e as frituras. As sobremesas, geralmente composta de doces simples, como tortas e biscoitos secos, e servidos ocasionalmente.

O café da manhã costuma ser composto por café ou chá, pão e geleia. No almoço, carnes brancas ou peixes são acompanhados por vegetais cultivados nos próprios jardins do Vaticano. O jantar traz cereais, legumes da estação e peixe assado ou no vapor para evitar digestão pesada. 

Bebidas alcoólicas destiladas são vetadas.  Exceto vinho, autorizado com moderação. 

Eleição papal: quanto tempo dura um conclave?

O conclave, processo de eleição papal, terá início nesta quarta-feira (7), no Vaticano, para determinar quem será o sucessor do papa Francisco. Dos 133 cardeais votantes, são necessários ao menos 89 votos para vencer e, finalmente, soltar a fumaça branca pela Capela Sistina. Considerando os últimos dois conclaves, que elegeram o papa Francisco em 2013 e Bento XVI em 2005, a expectativa é de que a votação dure de dois a três dias. 

Ao finalizar o conclave, a população descobre se o processo do conclave foi concluído de acordo com a cor da fumaça que sairá do teto da Capela Sistina e fruto da queima das cédulas da votação. Se a fumaça for preta, nada está definido, mas se ela for branca, há um novo papa.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp