Política

São Paulo entra em alerta com risco de alagamentos nesta quarta (7); veja previsão

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Com previsão de novas pancadas e ventos fortes, São Paulo segue em alerta para alagamentos, segundo a Defesa Civil e o CGE  |   BNews SP - Divulgação Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Marcela Guimarães

por Marcela Guimarães

Publicado em 07/01/2026, às 19h00



A tarde desta quarta-feira (7) foi marcada por alerta em São Paulo. A Defesa Civil colocou a capital em estado de atenção para alagamentos após a intensificação das chuvas e diante da possibilidade de novos temporais ao longo do dia.

O aviso, emitido às 15h20, engloba as Zonas Leste, Sul e Sudeste, além da Marginal Pinheiros.

Às 16h37, as regiões de Aricanduva/Vila Formosa e Itaquera passaram para estado de iminência de alagamento devido à elevação do nível do Rio Aricanduva, principalmente nas proximidades das avenidas Ragueb Chohfi e Itaquera.

Na parte sul, o cenário é considerado mais grave. Moradores do Grajaú relataram a ocorrência de granizo durante a chuva, o que reforçou o alerta para transtornos na região.

Chuva em São Paulo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Situação das chuvas no estado

De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os volumes de chuva registrados até as 7h apresentaram intensidade moderada e distribuição irregular pelo estado.

Nas últimas 24 horas, Francisco Morato, na Grande São Paulo, concentrou o maior acumulado, com 19 milímetros. Em seguida, aparecem Caraguatatuba e Hortolândia, com 15 mm, além de São Vicente e Campinas, que registraram 14 mm.

Outros municípios do interior, do litoral e da região metropolitana tiveram volumes entre 10 mm e 13 mm. Em boa parte do estado, incluindo áreas da capital, os registros ficaram abaixo de 5 mm, de forma pontual.

Previsão do tempo

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), a tendência para os próximos dias na capital paulista é de sol e temperaturas elevadas, intercaladas por temporais isolados no fim da tarde. Esses episódios podem ocorrer com intensidade moderada a forte, acompanhados de rajadas de vento e risco de alagamentos.

Na quinta-feira (8), o dia deve começar com sol entre nuvens e elevação gradual da temperatura até o início da tarde. As pancadas de chuva são esperadas entre o meio e o fim do dia, de forma isolada, com potencial para ventos fortes e formação de pontos de alagamento. Os termômetros variam entre 19°C pela manhã e 30°C à tarde.

Já na sexta-feira (9), a previsão indica sol predominante, poucas nuvens e calor intenso. O aumento da temperatura favorece a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar chuvas isoladas do meio para o fim da tarde. As temperaturas devem oscilar entre 20°C no início do dia e 31°C no período da tarde.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp